Nitinho participa de homenagem ao Centenário de Seixas Dória

por Abrahão Crispim Filho — publicado 24/04/2017 17h35, última modificação 20/11/2017 14h40
Nitinho participa de homenagem ao Centenário de Seixas Dória

Heribaldo Martins

A  Assembleia Legislativade Sergipe, conforme proposição da deputada Ana Lúcia Vieira (PT), promoveu uma Sessão Especial ao final da tarde desta segunda-feira, 24, em comemoração ao centenário de nascimento do ex-governador de Sergipe, Seixas Dória.

Na oportunidade, filhos e netos do ex-governador foram também homenageados com menção honrosa alusiva ao evento, gravada com os seguintes termos: “Em comemoração ao centenário de Seixas Dória, uma justa homenagem a este ilustre sergipano que tanto contribuiu para o engrandecimento de nosso estado e para o desenvolvimento social, cultural e humano do povo sergipano”. 

Coube a Antônio Carlos Mesquita Dória, filho do ex-governador, falar em nome dos familiares. "Eu acho que meu pai é um exemplo de político para o Estado e para o Brasil. Poucos políticos enfrentaram a mesma situação que ele e saíram com a mesma dignidade. Seixas foi deposto e não aceitou voltar por uma declaração política contrária ao que ele pensava. Ele preferiu perder o mandato de governador a perder a dignidade. Ele merece o nosso maior apoio e é muito importante que os sergipanos da nova geração conheçam Seixas Dória, para verem que ele dignificou a política”, ressaltou o filho.

Para vereador Nitinho a homenagem abre um ciclo de atos ao longo do ano que visam lembrar Seixas Dória e seu papel na história do Estado: “A história de Seixas Dória tem que ser preservada e divulgada para as novas gerações que não chegaram a conhecê-lo”.

A mesa dos trabalhos, presidida pelo deputado Garibalde Mendonça (PMDB), contou ainda com o governador Jackson Barreto (PMDB), o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Josenito Vitales, o presidente da Associação Sergipana de Letras, Anderson Nascimento; o reitor da Universidade Tiradentes (Unit), Jouberto desembargador Edson Ulisses Melo, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Cezário Siqueira, e, o diretor-regional dos Correios, Israel Bispo Santos.

Um vídeo-documentário produzido pela TV Alese, sobre a vida de Seixas Dória foi exibido no início da solenidade que também contou com o lançamento oficial do selo comemorativo ao centenário de Seixas Dória e com a entrega de uma placa ao filho Antônio Carlos.

Homenageado

Integrante da Academia Sergipana de Letras, João de Seixas Dória foi deputado estadual ainda nos anos 40 e, em seguida, Deputado Federal, e, finalmente, Governador do Estado. Para o período de 4 anos para o qual foi eleito em outubro de 1962, ele só pode cumprir um ano e três meses, sendo preso e cassado em abril de 1964 pelos militares que lavraram o golpe de Estado que mudou o regime democrático brasileiro para regime ditatorial.