Nitinho participa de homenagem à maçonaria de Sergipe
As duas potências maçônicas de Sergipe, Grande Loja e Grande Oriente, inauguraram nesta sexta-feira, 18, um monumento à maçonaria sergipana, localizado na Orla da Atalaia. O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD) esteve no local e destacou a relevância história da entidade no estado.
O parlamentar lembrou que no dia 20 de agosto comemora-se o Dia do Maçom e como uma forma de homenagear os participantes, irá propor na CMA uma Sessão Especial dedicada aos maçons. “Esta é uma entidade que realmente tem um relevante serviço prestado a sociedade sergipana, é formadora de opinião, além disso, participa ativamente da vida pública”, frisou.
Para o Grão Mestre Estadual, Lourival Mariano, o monumento inaugurado tem uma simbologia muito forte para os maçons. “Hoje, estamos comemorando antecipadamente o dia do maçom e nada melhor que um monumento para homenagear todos nós. Este monumento que representa a nossa instituição”, frisou. Lourival completou que o local do monumento foi escolhido estrategicamente, pois é um local turístico e acessível a todos os maçons de outros estados que visitam Aracaju.
Já o Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja Maçônica, Jorge Henrique Pereira Prata, explicou que a maçonaria tem por finalidade ajudar a humanidade em diversas situações. Com relação ao monumento, Jorge Henrique considerou que é um marco para a maçonaria sergipana. O fundador da Grande Loja Maçônica de Sergipe, Antonio Freitas contou que a maçonaria é baseada na trilogia liberdade, fraternidade e igualdade. “A maçonaria precisa ser mostrada a população e uma das formas encontradas foi esse monumento que servirá de visitação pública”, disse.
Fotos: César de Oliveira