Nitinho fala sobre PL que devolve à prefeitura o reajuste da tarifa de ônibus

por Alexandra Brito — publicado 07/03/2017 17h15, última modificação 10/11/2017 16h26
Nitinho fala sobre PL que devolve à prefeitura o reajuste da tarifa de ônibus

César de Oliveira

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD) explica a apresentação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica (nº 01/2017) da Prefeitura de Aracaju, que suprime o parágrafo 3º do artigo 239, que trata sobre o reajuste da passagem de ônibus, que deve passar aqui pela Casa Parlamentar. “Estamos devolvendo essa questão do reajuste da passagem para a prefeitura, porque entendemos que a Câmara não possui corpo técnico capacitado para analisar a majoração do reajuste da passagem”, destaca.

Nitinho frisa que, no entanto, a devolução da responsabilidade à PMA, não impede que os vereadores discutam e opinem sobre o assunto. “Particularmente, eu votei contra todos os projetos de aumento de passagem”. Segundo o presidente, foram coletadas entre os vereadores, as assinaturas necessárias para o projeto tramitar aqui na Câmara. “Acredito que na próxima semana ele será colocado em votação”.

A preocupação, conforme explica ainda Nitinho, é preservar a imagem da Câmara Municipal de Aracaju. “No outro governo de Edvaldo Nogueira e na gestão de Gama, quem dava o aumento era o próprio prefeito. Na gestão de João Alves Filho foi que esta responsabilidade passou para a Câmara e isso deixou a Casa sob suspeita. A sociedade aracajuana achava que todos os vereadores tinham se vendido para as empresas de transporte coletivo”.

O presidente relembra que alguns projetos de aumento foram acima da inflação, inclusive o último, onde a inflação foi de 11% e o aumento foi de 14%. “Na verdade estou indo contra isto, até porque quem dá a concessão é a prefeitura e nada mais justo que seja responsável pelo aumento, mas não tirando da Câmara o direito de discutir e questionar o aumento, independente de qualquer coisa”.