Nitinho fala sobre ações de 2019 e projeções para 2020 em entrevista à rádio

por Ascom CMA — publicado 13/12/2019 13h27, última modificação 13/12/2019 13h27
Nitinho fala sobre ações de 2019 e projeções para 2020 em entrevista à rádio

Foto: Assessoria do parlamentar

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Nitinho (PSD), iniciou o dia hoje, 13, concedendo entrevista ao radialista Narciso Machado, na Rádio Fan FM. O parlamentar fez um breve balanço dos trabalhos legislativos deste ano, que foram encerrados no início da madrugada desta sexta-feira. “Foi um ano bastante produtivo, onde cada vereador deu a sua contribuição para que as melhorias na nossa cidade aconteçam, beneficiando a população aracajuana como um todo”.

Ele iniciou a entrevista falado da revogação do Projeto de Lei, que exigia que as Casas Lotéricas disponibilizassem banheiro para os clientes. “Foi um pedido, uma mobilização dos pequenos comerciantes. Conseguimos revogar essa Lei, dando condições para que eles possam ser ajudados. Você vai em loterias no shopping e lá sempre tem banheiro, mas nas pequenas você precisa instalar os banheiros masculinos, femininos e para deficientes, e muitas vezes não tem condições. Às vezes eles já estão ali há anos com seus clientes e a estrutura não permite grandes mudanças”.

Nitinho destacou a importância do Poder Legislativo no desenvolvimento da cidade. “A Câmara tem um papel importantíssimo no desenvolvimento e na grande quantidade de obras em Aracaju. Todos os empréstimos e projetos apresentados na Câmara pelo prefeito, como o último da PPP, que vai beneficiar toda a população de Aracaju trocando 58 mil postes por lâmpadas de LED, mudando radicalmente a iluminação de Aracaju, tem participação a Câmara Municipal de Aracaju. Os empréstimos de infraestrutura, mobilidade urbana, tudo teve nossa participação. Sem o apoio e a dedicação dos vereadores, que diariamente levam as reivindicações das comunidades, nada disso seria possível”.

Para o próximo ano, seguindo o modelo hoje adotado no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE), a Câmara Municipal de Aracaju reduzirá o período de recesso dos parlamentares. “Ainda não conseguimos votar o projeto, mas está em tramitação e estamos querendo já nos enquadrar nisso. Sem sombra de dúvidas, lá pelo mês de julho, o projeto já estará aprovado e legalizado”, estima Nitinho.

Balanço positivo

Os trabalhos legislativos deste ano, na visão do presidente da CMA, foram bastante produtivos. “O balanço que fazemos de 2019 é positivo. Ontem mesmo aprovamos um projeto muito importante, que ao longo dos anos a Câmara e outros órgãos somados reivindicaram, que é trazer de volta a aposentadoria dos servidores da Casa para a responsabilidade da Câmara. Em uma parceria com o prefeito e com o secretário Jeferson Passos, foi feito esse estudo e em um período de 19 anos, vamos abraçar a aposentadoria da CMA. Outro ponto é que nessa votação de ontem, deixamos o aumento prometido nos servidores no organograma, previsto em quase 10%, regulamentando a tabela do servidor".

Outras ações como presidente que Nitinho destacou foram a economia feita com a redução de diárias e passagens, e o pregão eletrônico. “Isso está marcado na história. Estou há 20 anos como vereador e não era algo que eu criticava, porque a diária é uma coisa legal na Lei, mas temos que ter o bom senso. Preferi alocar esse dinheiro de diárias mais para os servidores da Casa fazerem cursos e estarem mais preparados em funções. Os vereadores viajam também, quando vão participar de eventos, representando o Poder Municipal. Empresas sugeriram fazer parcerias em viagens com a Câmara e nunca concordei com isso. Tivemos uma economia, ao longo desses três anos, de 90% dos gastos com viagens e diárias na Casa. Outra inovação da gestão é o pregão eletrônico, onde todas as compras e licitações, mas as grandes obras e compras de materiais são feitas pelo Banco do Brasil", afirmou.

Mais um assunto abordado foi a questão do novo prédio da CMA. Nitinho destacou que os trabalhos serão realizados no prédio da ALESE enquanto as atuais instalações da Câmara são reformadas, e que o novo prédio virá em um momento oportuno: "Acredito que até dezembro tudo vai correr bem e em fevereiro vamos começar os trabalhos na ALESE. Vamos mudar todo o Plenário, o gabinete da presidência, a entrada, e ficará uma obra muito bonita e bem elaborada. O novo prédio é o sonho de muitos, inclusive o meu. O projeto está pronto, mas precisamos de uma parceria com a PMA, que no momento não está em condições. Mas no futuro, comigo ou com outro presidente, poderemos dar início ao processo”.

Um dos principais pontos da entrevista foi a respeito do concurso público da Câmara. Em resposta a questionamentos de ouvintes, o presidente da CMA disse que aguarda detalhes para a divulgação do edital. "O concurso púbico é uma obrigação da Câmara. Respondendo aos concurseiros: o cronograma continua e o projeto do concurso está em andamento. Provavelmente a taxa de inscrição será em torno de 60 reais, e estamos esperando só a empresa responsável nos enviar as datas previstas do edital para que possamos divulgar", lembrou.

Por fim, Nitinho comentou sobre as eleições 2020. Segundo ele, o apoio à reeleição do prefeito Edvaldo Nogueira permanece como sempre, tanto por ele, quanto por seu partido. "Continuo firme com Edvaldo, a não ser que haja um grande acidente. Mas acredito sim que ele é nosso líder e representante, assim como o deputado Fabio Mitidieri e todo o partido estarão juntos nessa parceria. Ninguém consegue fazer política sozinho, e precisamos de parcerias para que o partido cresça", complementou.