Nitinho destaca inovações que serão implantadas na CMA
O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), anunciou durante o Grande Expediente da 62º Sessão Ordinária desta terça-feira, 29, as inovações para melhorar a acessibilidade dos trabalhos no Plenário que será implantada na Casa Legislativa. “O painel agora terá voz indicando todos os atos que acontece durante a Sessão”, revelou o parlamentar.
O painel da CMA avisará quando os vereadores marcarem sua presença, quando atingir coeficiente para abertura das Sessões, abertura dos trabalhos, leitura da Bíblia, aviso sobre ausência dos vereadores, entre outras ações. Os benefícios voltados para pessoas que sofrem cegueira serão implantados no próximo dia 4 de setembro.
Além disto, o painel vai além, como explica o presidente da Casa. “O painel também avisará quem está falando ou aparteando e quanto tempo resta. Nas votações será avisado quem está votando e qual foi seu voto, quantos votos estão registrados, além de destacar se foi aprovada ou recusada a propositura”, finalizou Nitinho.
O maior beneficiado com a implantação do programa, o vereador Lucas Aribé (PSB), não escondeu a emoção da inovação. “Quero agradecer ao presidente por mais esta inovação, a Câmara está de parabéns. Com está inovações e praticamente vou voltar a enxergar, é algo extraordinário e parabenizo a vossa excelência por esta iniciativa de tornar a Câmara muito mais acessível”.
O vereador Iran Barbosa (PT) solicitou algumas alterações no registro das atas. “Quero solicitar que nos registro das atas tivessem os vereadores quando estão na abertura da Sessão. Nosso procedimento é antigo e colocam a presença dos vereadores ao decorrer da Sessão. Sei que vai dar mais trabalho as nossas funcionárias, mas isso vai dá um verdadeiro espelho”.
O líder do prefeito na CMA, vereador professor Bittencourt (PCdoB) parabenizou Nitinho pela iniciativa. “Quero parabeniza-lo pela iniciativa porque toda ação de melhorias da transparência é valida e no conjunto da obra o senhor está muito bem com uma gestão moderna e cada dia mais eficiente”.
O líder da oposição na CMA, Elber Batalha Filho (PSB), agracedeu o respeito da gestão da Câmara com as pessoas com defiencia visual. “Em respeito a uma certa parcela da sociedade que necessitava desta iniciativa, a administração da Câmara se mostrou bastante eficiente”.