Nitinho destaca a importância do eleitor consciente

por Equipe CMA — publicado 06/09/2018 12h34, última modificação 06/09/2018 12h34
Nitinho destaca a importância do eleitor consciente

Foto: Gilton Rosas

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD) utilizou a Tribuna da Casa Parlamentar na manhã desta quinta-feira, 6, para falar sobre a situação política e a posição dos eleitores durante o pleito desse ano.  “Temos vários candidatos com desempenho no nosso estado, com serviços relevantes, grandiosos, prestados à nossa população. Mas hoje vemos o povo desacreditado, e achando que a solução é partir para aquele cidadão que tem o discurso que a população quer ouvir, que é o discurso da miséria, do ódio, vazio, e fico triste quando vejo isso diariamente.”

O vereador lembrou ainda que o processo de democracia se faz com participação e conhecimento sobre os elegíveis. “Vejo amigos, pessoas conscientes, preparadas, às vezes se enveredando nesse mesmo caminho, mas não posso condenar, porque cada um tem seu pensamento e faz aquilo que bem entende, e às vezes não pesquisa para saber a história verdadeira do candidato. Mas espero que o povo tenha a sabedoria, consciência e procure não ter ideia de não votar, pois quem não vota, perde o poder de discutir, de defender suas ideias e não participa da democracia”.

Durante sua fala ele lembrou que vota consciente. “Voto, e aqui faço com muita consciência, não para dizer que voto em candidato A ou B, e que muitas vezes não está vinculado ao meu partido político, mas sou consciente do que faço. E na minha avaliação, a população precisa conhecer, ouvir as propostas de cada candidato e escolher com consciência seus representantes".

Aparte

Durante sua fala, o vereador concedeu apartes a alguns parlamentares, entre eles o líder da oposição na CMA, o vereador Cabo Amintas (PTB), que parabenizou o discurso do presidente da Casa Legislativa.

O vereador Américo de Deus (Rede) ressaltou a importância em manter o patriotismo durante o período eleitoral. “Parabenizo pelo tema escolhido e lembro um trecho do Hino Nacional Brasileiro ‘verás que um filho teu não foge a luta’, e que as pessoas de bem possam se inteirar e varrer esses políticos que não estão nem aí para o povo e acabam colocando nossa civilidade em risco”.

O vereador Elber Batalha (PSD), sugeriu a leitura de um livro que retrata o processo de democracia em diversos países pelo mundo. “Parabenizar pelo discurso e sugerir a leitura de um livro, escrito por dois escritores ingleses, que tem como título ‘O processo de imbecilização, e como as democracias morrem’, as pessoas deixam de analisar as situações naturais no processo democrático e procuram soluções na não democracia, e não há soluções que não sejam dentro da política, e independe de sigla, bandeiras e derivações, é preciso escolher um candidato com bons propósitos”.

A vereadora Emília Correa (Patriota) ressaltou a compra dos votos pelos elegíveis e parabenizou o discurso. “O senhor tem razão nas suas preocupações. Vemos reuniões nos períodos de pré- campanha para poder ampliar o tempo na TV e se acham revestidos por uma capa de moralidade, para continuar ou chegar ao poder. Por isso o povo não quer votar, mas tem que pesquisar”.

“Os últimos serão os primeiros, como falado pela vereadora Emília Correa, 76% das pessoas vendem os seus votos,” frisou o vereador Dr. Manuel Marcos (PSDB).

Ao final o vereador Nitinho comentou sobre os processos de mudanças políticas que vem acontecendo no país e afirmou acreditar nas mudanças na política. “Um processo de mudança, com uma nova geração de procuradores, promotores, pois muitos vieram de uma classe que passaram por dificuldades e que hoje representam bem a família, o país, e hoje eles estão começando a resgatar os valores e o povo não está entendendo isso. Vejo pessoas conscientes, empresários, que sabem o que é a política e não sabe a dimensão do prejuízo ao país se não houver uma análise dos candidatos. Hoje é fácil através da internet, conhecer a vida do candidato. Agradeço e tenho fé no país, e acredito que o povo vai votar e ver o que é melhor”.