"Não podemos ficar de braços cruzados com o coronavírus", apela Dr. Manuel Marcos

por Lucivânia Santos, assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 03/03/2020 16h26, última modificação 03/03/2020 16h26

Foto: César de Oliveira

O vereador Dr. Manuel Marcos (PSDB) ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta terça-feira, 3, para externar a preocupação acerca do novo coronavírus. O referido vírus causa infecções respiratórias, e o novo agente foi descoberto em meados de 2019 após casos registrados na China. Desde então, alguns países fora do Oriente já relataram casos de pessoas infectadas e há suspeitas de que a doença esteja se espalhando pelo mundo.

"Estamos vivendo um momento de muita dificuldade, sobretudo de muita expectativa sob o ponto de vista da saúde. O país, o estado e os municípios precisam ser idiossincráticos, estarem preparados e sempre alertar a população. A garantia da saúde a população brasileira é constitucional, então, o Estado tem que tomar as iniciativas, orientar e adotar medidas preventivas", reflete.

Dados oficiais do governo chinês revelam que o novo coronavírus já causou a morte de 2,9 mil pessoas na China e em mais de 120 em outros países. "Não podemos ficar de braços cruzados com o coronavírus. A classe médica está se mobilizando, os pesquisadores, os institutos estão a busca de tratamentos e vacinas. Vamos ser efetivos a fim de evitarmos o surgimento de uma nova pandemia ou epidemia", enfatiza Dr. Manuel Marcos.

Diante da gravidade, o parlamentar rememora cenários da saúde pública que abalaram o país e deixaram sequelas que são percebidas até hoje. "Tivemos aqui a dengue, a chikungunya e o zika vírus. O poder público foi suave na ação do Estado e vitimou milhares de brasileiros, inclusive, pela falta de ações mais intensas. Tivemos centenas de crianças nascidas com microcefalia e até paralisia cerebral", lembrou.