Na Semana da Educação Inclusiva, Byron chama a atenção para as pessoas com deficiência com aulas remotas

por Pábulo Henrique, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/04/2021 14h04, última modificação 15/04/2021 14h04

Foto: Assessoria de Imprensa

Nesta quinta-feira, 15, o vereador da capital sergipana, Sargento Byron (Republicanos), fundador do Projeto Estrelas do Mar, aproveitou parte do Grande Expediente da Sessão Ordinária da Câmara para propor uma reflexão sobre o Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, comemorado em todo território brasileiro, ontem, 14 de abril. Na oportunidade, o parlamentar chamou a atenção dos demais colegas da Casa Legislativa para o processo de inclusão das pessoas com deficiência nas aulas remotas, que ocorrem devido à pandemia.

Segundo dados do IBGE, cerca de 600 pessoas com deficiência estavam matriculadas na rede pública de ensino em Aracaju, em 2019. Os números são do período antes da pandemia. Em sua fala, Byron questionou como tem sido o suporte a esse público.

“Quando falamos de educação inclusiva, estamos nos referindo a um processo de socialização de igualdade e, acima de tudo, que garante suportes necessários às necessidades especiais dessas pessoas que, muitas vezes, não têm condições dignas de, ao menos, comprarem um bom aparelho celular ou um computador adequado. Sendo assim, a minha pergunta é: será que há uma educação inclusiva para esses alunos?”, indagou o sargento.

Para o parlamentar, as dificuldades enfrentadas por esse grupo reforça o quanto é necessário que seja investido em políticas públicas inclusivas, principalmente no âmbito da tecnologia. “A gente sabe que tudo é muito novo, não estávamos preparados. Mas, esse tipo de situação vem para jogar na nossa cara o quanto precisamos avançar em diversas áreas e, no âmbito da política pública de inclusão voltada à pessoa com deficiência, isso é ainda mais alarmante”, complementou.