Na presença do superintendente da SMTT, vereador Bittencourt diz "os corredores cumprem a função de atender as demandas de quem precisa do transporte público"

por Jamile Pavlova, da Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 05/10/2023 16h10, última modificação 05/10/2023 16h17

Foto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) recebeu, na manhã desta quinta-feira, 5, a visita do Superintendente de Transporte e Trânsito, Renato Telles, que respondeu aos questionamentos dos parlamentares sobre as demandas do trânsito da capital.

O vereador Professor Bittencourt (PDT) parabenizou o trabalho de Renato e  destacou que a Câmara é a casa do debate e também do respeito. Aproveitou ainda sua fala para perguntar ao superintendente qual a avaliação que ele faz referente aos corredores de ônibus sob a perspectiva do interesse da maioria da população.

"Quais as mudanças, quais as alterações, por exemplo, dos percursos das pessoas que fazem uso dos ônibus em Aracaju, a partir da utilização do transporte público? Me parece uma avaliação positiva, e queria saber se tecnicamente a SMTT já tem essas questões?", perguntou.

O parlamentar ressaltou ainda que, no seu ponto de vista, os corredores cumprem a função de atender a demanda da maior parcela da população que é aquela que precisa se utilizar do transporte público.

"No meu ponto de vista, essa avaliação é muito positiva em função do transporte público. Hoje a Hermes Fontes tem duas faixas para carro de passeio. Antigamente eram duas faixas sendo disputadas pelo transporte público e pelos ônibus, hoje os ônibus têm uma faixa, e hoje os carros de passeio têm as duas faixas que sempre tiveram", argumentou.

O superintendente Renato Telles respondeu o questionamento de Bittencourt e afirmou que, no montante, a avaliação é positiva, não só pela maioria da população que usa o transporte público, mas também para os serviços de resgate, rodoviários e o transporte de empresas privadas.

"A gente está todos os dias nas ruas e observamos algumas coisas. Pontuamos algumas observações sobre algumas linhas: demora, atraso, lotação... mas também ouvimos da população a satisfação em chegar mais rápido ao seu destino, e trouxe a cobrança positiva para os demais corredores, o corredor é bom, é ótimo, diminui o tempo de viagem, mas no percurso todo ele é pequeno. A avaliação é positiva para grande maioria da avaliação de quem usa o transporte público, é positiva na avaliação dos rodoviários, é melhor também na questão do tempo de resgate, publicamente o SAMU já se manifestou, às empresas privadas também já se posicionaram nesta questão. E entendo também que os motoristas de carros particulares se sintam um pouco desprestigiados, mas estamos sempre em busca do equilíbrio", respondeu Renato.