Representante de catadores fala sobre reciclagem do lixo

por Viviane Cavalcante — publicado 29/08/2017 12h15, última modificação 29/08/2017 16h08
Representante de catadores fala sobre reciclagem do lixo

César de Oliveira

A Tribuna Livre desta terça-feira, 29, recebeu o representante da Federação das Cooperativas dos Catadores e Selecionadores de Materiais reutilizáveis e Recicláveis em defesa do Meio Ambiente (Fecarse), Alan Michel Ribeiro, que é colaborador da entidade. O pronunciamento de Alan foi para tratar sobre a polêmica dos Resíduos Sólidos com os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

Para embasar seu discurso, o representante da Fecarse falou da Lei 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.

“Venho aqui pedir o apoio de Vossas Excelências para o cumprimento desta Lei no município”, disse lembrando da desativação do aterro do bairro Santa Maria e a não inserção social dos catadores de resíduos sólidos. De acordo com Alan, não adianta fechar um aterro de qualquer jeito e esquecer das pessoas que sobrevivem da reciclagem do lixo.

Outro ponto tratado por Alan foi a questão da disputa para o recolhimento do lixo por duas grandes empresas. Segundo o representante de Fecarse, não é só o recolhimento do lixo e colocar em aterro. “Tem-se que fazer a triagem do lixo”, afirmou.

Apartes - O vereador Elber Batalha Filho (PSB) ressaltou a importância do tema e defendeu a inclusão das cooperativas de reciclagem no processo de licitação do lixo.

Já Américo de Deus (Rede), lembrou de um Projeto de Lei de sua autoria que está em tramitação na Câmara Municipal de Aracaju que trata sobre a recuperação das cooperativas de reciclagem.