Mutirão do Dia das Mães contra o Diabetes movimenta Bairro 18 do Forte
As mães e a comunidade do Bairro 18 do Forte tiveram um sábado diferente. A equipe do Mutirão contra o Diabetes montou toda a estrutura à rua Cerôa da Mota e ofertou serviços gratuitos como teste de glicemia, aferição da pressão arterial, dicas alimentação saudável e exames preventivos. O Mutirão é mais uma ação parceira entre vereador Professor Bittencourt e o Centro de Diabetes de Sergipe, através do médico endocrinologista Raimundo Sotero, e Clínica Oftalmológica Santo Antônio.
"Tenho muita alegria em ser o instrumento que une grandes profissionais e voluntários para realizar ações que promovam a saúde e a cidadania. Precisamos cada vez mais estimular as pessoas sobre a importância da prevenção. Quanto mais cedo descobrir o diabetes e outras doenças, mais cedo a pessoa pode se tratar e ter uma vida tranquila. Essa é mais uma edição do Mutirão, dessa vez destinada ao Dia das Mães. É fundamental levar serviços básicos à comunidade e cuidar da nossa população", afirmou Professor Bittencourt, agradecendo todo o empenho do médico Raimundo Sotero, da equipe da Unit e da Rede Pague Menos para a realização do Mutirão.
A aposentada Josefa dos Santos aproveitou o dia de feira no 18 do Forte. Mas, antes, passou pelo Mutirão para ter a certeza que a saúde estava em dia. "Nunca pensei em ter esse serviço bem perto da minha casa. O atendimento foi bem rápido e ainda conversei com a nutricionista que me deu boas dicas de alimentação. Estou muito satisfeita", comemorou.
O pedreiro Lourival Silva também participou e conta que sempre teve vontade de ser consultado pelo dr Raimundo Sotero. "Conheço o trabalho dele com as campanhas preventivas. Quando soube que o Mutirão seria aqui no bairro, reuni a família e trouxe. Minha glicemia deu um pouco alterada. Agora vou cuidar melhor da minha saúde para evitar o diabetes. Agradeço ao vereador Bittencourt por lembrar da gente", destacou.
Raimundo Sotero conta que aproximadamente 200 pessoas foram atendidas no Mutirão do Dia das Mães contra o Diabetes. Segundo ele, é grande o quantitativo de pessoas que, ao longo do tempo, descobrem a doença. "Somos gratos ao Bittencourt por essa parceria que dá bons frutos. Sempre é importante ir onde o povo está. Levantamos a bandeira que prevenir é o maior remédio e orientamos que dá para ter uma vida tranquila com o diabetes, desde que faça visita constante a um profissional da saúde, alimentação saudável e atividades físicas. A prevenção deve ser feita com antecedência. A cada Mutirão, identificamos um grande número de pessoas com o diabetes, inclusive jovens e crianças. O diabetes é uma doença silenciosa. Quem não sente, acha que não tem", esclareceu o médico.