Moradores de Aracaju ressaltam as qualidades da capital sergipana

por equipe Ascom CMA — publicado 13/03/2020 12h50, última modificação 13/03/2020 12h50
Moradores de Aracaju ressaltam as qualidades da capital sergipana

Foto: César de Oliveira

No dia 17 de março deste ano, Aracaju comemora 165 anos e moradores ressaltam seu carinho pela capital sergipana. Cidade maravilhosa, fantástica, jovem, boa de ser viver, de fazer amizades e com um charme único são alguns dos atributos concedidos à capital sergipana, por quem nela reside, nascidos aqui ou em outras localidades.

O comerciante Antônio Carvalho é natural de Itabaiana (SE) e mora na capital sergipana há 45 anos. Neste tempo em que reside na cidade, Antônio disse que admira a hospitalidade e acolhimento dos moradores. “As pessoas daqui são super educadas e prestativas. Se eu pudesse definir a cidade em uma palavra seria maravilhosa”, destacou. Além disso, disso o comerciante ressaltou a limpeza e organização de Aracaju.

Apesar dos elogios, Antônio Carvalho analisou que ainda existem muitos espaços vazios na área da Zona de Expansão da cidade que poderiam ser ocupados para aliviar outras áreas com uma concentração maior de pessoas. “A cidade está se desenvolvendo e precisa expandir mais ainda a habitação para outros bairros”, opinou. No mesmo sentido, o comerciante falou da necessidade de abrir novas avenidas e deixar o trânsito mais fluído.

O guardador de carros do Centro da cidade Adelmo dos Santos, mais conhecido por Neguinho disse que Aracaju é uma boa cidade para se viver pois, é um lugar pequeno e que todos se conhecem. “Aracaju é tudo para mim. É fácil fazer amizades aqui no meu trabalho e também na região onde moro, no Conjunto Bugio”, relatou.

Para o empresário Abel Santana Gonçalves de Oliveira, 46 anos, proprietário do Luzitânia Lanches e nascido na capital sergipana relata que Aracaju é uma cidade fantástica, jovem e com um charme único. “É uma cidade formada por pessoas de bem, maravilhosas e pacíficas, um clima muito bom, planejada, é uma cidade admirável para se morar, pois tudo é perto, muitas praias, shoppings, parques e outros lugares de lazer”, deslumbrou Abel.

Contexto Histórico

Foi em 17 de março de em 1855 que atual a capital sergipana foi fundada. Na época o então povoado de Santo Antônio de Aracaju foi elevado à condição de município e de capital da Província de Sergipe Del Rey por meio do seu presidente, Inácio Joaquim Barbosa, chamando-se apenas Aracaju.

Até 1855, a capital da Província era São Cristóvão. Mas por conta de necessidades econômicas, em especial por ser uma cidade litorânea, o que ajudaria no escoamento de produtos, Aracaju (nome tupi que significa Cajueiro dos Papagaios) acabou sendo alçada à condição de capital, posto que ocupa até hoje.

Aracaju foi uma das primeiras cidades brasileiras realmente planejadas, sendo feita com o objetivo de atender as necessidades de Sergipe. Para isso, Inácio Barbosa contratou o engenheiro Sebastião José Basílio Pirro para pensar a cidade, que inicialmente tinha quarteirões simétricos que lembravam um tabuleiro de xadrez.

CMA fundada 13 dias depois

A Câmara Municipal de Aracaju foi criada praticamente no mesmo período em que Aracaju foi fundada e tornou-se capital da Província. Foi instalada inclusive no mesmo mês e ano - março de 1855. A documentação disponível revela que no final do mês de março de 1855 os oito primeiros vereadores aracajuanos já estavam trabalhando. Como o primeiro registro sobre as atividades da Câmara data do dia 30 de março, decidiu-se que esta seria a data na qual seria comemorado anualmente o aniversário de instalação da entidade.