Miriam Petrone é a nova Cidadã Aracajuana

por Anna Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 10/05/2024 14h03, última modificação 10/05/2024 14h03
Miriam Petrone é a nova Cidadã Aracajuana

Foto: China Tom

Rodeada de familiares, amigos e autoridades, a jornalista Miriam Petrone tornou-se a nova Cidadã Aracajuana na tarde desta quinta-feira, 9, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O título teve autoria do vereador Elber Batalha (PSB). 

A paulista é jornalista especialista em turismo e presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET), seccional São Paulo, e foi homenageada com a honraria pelos serviços de divulgação do estado de Sergipe em seu trabalho de anos, além de sua forma de comunicar no meio, gerando conexão e contribuição. 

Na ocasião, Elber lembrou quando conheceu a jornalista em sua passagem pela Secretaria de Estado de Turismo e disse que a ideia do título veio como um reconhecimento. “Miriam é uma figura que sempre divulgou Aracaju e Sergipe, seja suas paisagens, culturas e artesanato. Ela tem Aracaju no coração e Sergipe em sua alma. Esse título é um pequeno gesto de agradecimento do povo aracajuano ao seu trabalho”, declarou. 

Jorge Luís Fraga, secretário da Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT), ressaltou a trajetória da amiga. “Esse título vai para uma das melhores jornalistas e uma das melhores pessoas que eu já conheci no âmbito do turismo. Quando a Câmara se propõe a homenagear um filho da cidade, já reconhece o valor dessa pessoa também. A Miriam tem sido uma embaixadora do nosso turismo”, comentou. 

Anselmo Oliveira, juiz, participou da sessão como amigo de Miriam e falou da importância deste momento. “Toda vez que alguém fala da cultura e do povo de um lugar, está falando da alma deles. Miriam faz isso por Aracaju e por Sergipe. Que satisfação acompanhar isso hoje com autoria do vereador Elber. Sei de todo o seu carinho com a nossa terra, Miriam”, disse.  

Rebeca, filha de Miriam, recordou dos momentos em que Aracaju foi cenário da história dessa família e pauta de planos. “Queria dizer que ao longo dos meus 25 anos de vida, não lembro um momento em que Aracaju não esteve presente nas nossas vidas. Dos vários estados que já conhecemos em família, não ouso dizer outro lugar em que ela não se sinta em casa, a não ser aqui”, contou. 

Emocionada, Miriam agradeceu a homenagem em seu discurso. “Esse título é um impulso para que eu leve mais e mais o nome de Aracaju. Agora, eu chamo de lar, já que sou uma cidadã aracajuana. 'O amor que nasce do nada, nada detém. O simples nada destrói ou faz morrer'", citou, lendo um poema feito por sua mãe, Maria Madalena Braga, que é poetisa. 

Ainda em seu pronunciamento, ela declarou seu amor pela capital sergipana e ressaltou seu trabalho. “Eu acho, sem modéstia à parte, que atravessei barreiras até internacionais e trouxe realmente, sabendo vender Aracaju. Eu acho que não fiz mais por falta de incentivo. Se tivesse, estaria divulgando ainda mais para conhecer essa pequena estrela que brilha no céu do Brasil”, afirmou. 

  

Biografia 

  

Miriam Petrone é formada em Propaganda e Marketing pela Anhembi Morumbi, jornalismo pela Fundação Cásper Líbero. Concluiu MBA em Marketing pela Media Marketing School. Especialização em Gastronomia e Turismo pelo Senac/SP. Diplomou-se no Le Cordon Bleu Master of Gastronomic Tourism. Bacharel em Teologia pela PUC e Ciências Políticas Integradas. No currículo, editoras renomadas. Além de apresentadora na TV ABCD por 6 anos, no programa de entretenimento (turismo, gastronomia e eventos) Miriam Petrone Recomenda. Foi presidente da ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Nacional, de 2014-2018. Membro do Conselho Nacional do Turismo, Conselho Estadual de Turismo do Estado de São Paulo e dos Conselhos Municipais de Turismo das cidades de São Paulo e Guarulhos, coordenadora da Câmara de Sustentabilidade do Conselho Estadual de Turismo. Ocupou o cargo de Presidente do Fórum Iberoamericano de Periodistas de Turismo que congrega 9 países: Uruguai, Chile, Peru, Bolívia, Panamá, Colômbia, República Dominicana, Espanha e Brasil. Ainda é editora da Revista MP Acontece, do portal Miriam Petrone e, em outubro, estreia um programa na TV Aberta canal 9 da Net. Empresária na área de assessoria de imprensa e relações públicas e atua como consultora em municípios, hotelaria e restaurantes.