Ministro do Esporte Leandro Cruz Froes da Silva recebe Título de Cidadania Aracajuana

por Fernanda Sales — publicado 17/12/2018 12h34, última modificação 17/12/2018 12h34
Ministro do Esporte Leandro Cruz Froes da Silva recebe Título de Cidadania Aracajuana

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta segunda-feira, 17, foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) a Sessão Solene para a entrega de Título de Cidadão Aracajuano ao ministro de Estado do Esporte, Leandro Cruz Froes da Silva. A honraria, concedida a pessoas que possuem relevantes serviços prestados à sociedade, foi proposta pelo presidente da CMA, Nitinho (PSD) e contou com a presença de diversas autoridades.

Para o presidente é uma satisfação entregar o título de cidadania ao ministro do Esporte, que é natural do Rio de Janeiro. Na solenidade, o parlamentar agradeceu a presença de todas as autoridades, contou a história profissional do homenageado e a sua contribuição para Aracaju. “Agradeço a Leandro Cruz pelos benefícios que ele trouxe para o nosso estado, quando se tornou ministro do Esporte. Primeiro com a autorização para o início das obras do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no Bugio, no valor de quase 5 milhões de reais para o complexo esportivo que será um marco na área esportiva da nossa cidade. E também pelo apoio para a realização da tradicional Corrida Cidade de Aracaju, a qual já iremos assinar o convênio para 2019”, destacou.

Nitinho acrescentou que reconhece o quanto é difícil arrecadar recursos para investimentos no esporte. “O ministro também intermediou a viabilização do Programa Seleções do Futuro e contribuiu para a reforma do piso do ginásio Constâncio Vieira. Nós só temos a agradecer e ficamos muito felizes em ter o senhor como cidadão aracajuano. Aproveite esse diploma para mostrar o quanto contribuiu para o desenvolvimento da nossa cidade”, enfatizou.

Durante seu discurso, o homenageado ressaltou que é uma satisfação receber o título de cidadão aracajuano. “Esta é uma das maiores honrarias que eu recebi em toda minha vida. Agradeço a todas as autoridades e amigos que vieram prestigiar esse momento. A minha relação com estado de Sergipe e Aracaju é desde a década de 80. Estou podendo recompensar um pouco o carinho que esta terra me deu por meio da liberação de recursos através do Ministério. E não adiantava nada eu querer retribuir o carinho dessa terra se não tivessem bons governantes para receber essas obras, tudo que fizemos pela cidade é porque tivemos condições de fazer”.

O novo cidadão aracajuano frisou ainda as personalidades do esporte sergipano e agradeceu a Nitinho pela honraria. “Sergipe tem grandes atletas e destaco a atleta Duda, considerada a melhor atleta do mundo no vôlei de praia. Agradeço a iniciativa do amigo Nitinho. Tenha certeza que eu honrarei este título com seriedade, amor, dedicação e com luta para que o esporte seja uma ferramenta de proteção social e para a melhor qualidade de vida dos jovens”, finalizou.

Presenças

Estiveram presentes durante a solenidade os vereadores Thiaguinho Batalha (PMB), Professor Bittencourt (PCdoB), Zezinho do Bugio (PTB), Palhaço Soneca (PPS) e Fábio Meireles (PPS). Também estiveram presentes o prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira; o secretário de Estado do Esporte, Lazer e Juventude Antônio Hora Filho, representando o governador Belivaldo Chagas; os deputados federais Fábio Mitidieri e Fábio Reis; o secretário de Esporte de Aracaju Jorge Araújo Filho e o capitão de Fragata Alessandro Black, comandante dos Portos de Sergipe.

Histórico

Nascido no Rio de Janeiro, formado em Direito, o atual ministro do Esporte foi diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE) na década de 80. Foi assessor especial na Secretaria da Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e assessor chefe do gabinete do Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. Em 2016 foi secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte.