Milton Dantas faz seu primeiro pronunciamento na Câmara Municipal de Aracaju

por Walter Lopes - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 08/08/2023 12h30, última modificação 08/08/2023 12h31
Milton Dantas faz seu primeiro pronunciamento na Câmara Municipal de Aracaju

Foto: Gilton Andrade

Em seu primeiro pronunciamento como vereador de Aracaju, Milton Dantas (PDT) fez um alerta sobre o trabalho dos bancários, que estão adoecendo de forma preocupante com o assédio moral sofrido pela categoria. Segundo ele, os banqueiros enriquecem a cada dia e vem massacrando os profissionais da área e os clientes. O vereador é aposentado como bancário, foi presidente e líder do sindicato.

No plenário, o parlamentar fez questão de enaltecer a atuação do sindicato local dos bancários e do trabalho irretocável da presidente do Sindicato dos Bancários, Ivânia Pereira, além de toda a diretoria. "Colegas adoecendo por não suportar a pressão dos bancos. Aqui em Sergipe e em todo o Brasil", frisou.

Milton Dantas também é presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF) e fez um balanço do ano de 2022. "A Confederação Brasileira de Futebol - CBF tem 1.276 clubes filiados com 7.800 contratos de atletas em vigência profissional masculino, 33.710 contratos masculinos amadores e 3.571 atletas femininos em contratos de vigência. Hoje o futebol é considerado como uma grande empresa, em geração de renda e receita”, ressaltou.

Em Sergipe, os números também chamam atenção. Em 2022, houve sete competições do Profissional ao Sub-15. No profissional da primeira divisão, foram 10 equipes e 56 jogos, totalizando em média cerca 400 empregos diretos e com os indiretos chegando a cerca de mil empregos. Em dias de jogos na Arena Batistão são cerca de duzentas pessoas trabalhando por partida, entre ambulantes, porteiros, seguranças, gandulas, médicos, enfermeiros, dentre outros profissionais.

Na Série A1 Sub-20, nove equipes realizaram 41 jogos e a Série A2, 20 equipes 86 jogos. A Série Sub-15, de crianças de 13 a 15 anos, contou com 30 equipes e 71 jogos, somando cerca de 1 mil crianças, enquanto a Sub-17 teve 40 equipes e a realização de 96 jogos. Já o futebol feminino contou com 12 equipes, no total de 5 mil atletas. Com os dados referentes ao ano passado, Sergipe atualmente ocupa o 17º lugar no ranking nacional nas federações de futebol.

O vereador lembrou que o futebol precisa de incentivo em todas as esperas: federal, estadual e municipal. "Há sete anos que todos os custos e despesas com as competições são bancadas pela FSF, nas competições dos profissionais e amadores; a exemplo, a taxa de arbitragem, representantes, delegados, bolas de treino e jogo e outras despesas. Convém salientar o apoio incondicional em muitas das nossas ações, por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), sob a gestão do presidente Ednaldo Rodrigues", enfatizou.

Miltinho também falou que aguarda com ansiedade a criação da Loteria Estadual, um dos projetos do governador Fábio Mitidieri, assim como o retorno do Gol da Sorte.

Miltinho tomou posse no dia 31 de julho, em uma solenidade prestigiada que lotou a Câmara Municipal de Aracaju. A posse contou com a presença do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, do presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Ricardo Vasconcelos, autoridades, desportistas e da sociedade em geral.