Milton Dantas faz pronunciamento e recebe elogios de vereadoras
Durante o Grande Expediente, na quinta-feira,17, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Milton Dantas (PDT) falou da 7ª Marcha das Margaridas, que aconteceu na última terça, 15, em Brasília e reuniu mais de 100 mil mulheres e também falou da Delegacia de Proteção Animal, que completou dois anos de fundação. Durante sua fala, tiveram dois apartes, das vereadoras Emília Corrêa (Patriota) e Sheyla Galba (Cidadania).
Miltinho iniciou o seu discurso parabenizando os dois anos da Delegacia de Proteção Animal, que tem a frente a delegada da Polícia Civil, Georlize Teles. Na comemoração foi realizada uma missa na Igreja do Conjunto Eduardo Gomes, celebrada pelo padre Marcelo.
A 7ª Marcha das Margaridas reuniu mais de 100 mil mulheres e é considerado um dos maiores eventos do mundo, que acontece há cada quatro anos. “O presidente Lula participou do evento assinando oito decretos, um dos principais um Pacote Nacional de Prevenção ao Feminicídio, um crime que tem crescido muito no Brasil”, frisou o vereador, acrescentando que em 2021 ocorreram 1.337 mortes, já em 2022 o número de mulheres assassinadas chegou a 1.410 mortes e, neste ano de 2023, até o dia 30 de junho, o alarmante número de 600 mortes. O parlamentar alertou que é um tema bastante preocupante.
Dentre as demandas apresentadas pela Marcha das Margaridas, destaque para a ampliação da participação das mulheres na política; o combate à violência, racismo e sexismo; a autonomia econômica; o acesso à terra e à educação; a segurança alimentar; a produção rural aliada à agroecologia; e a universalização da internet e inclusão digital.
Mudando de assunto, o vereador falou do esporte amador e do Circuito Pé na Areia. “São iniciativas como essa que o poder público tem que apoiar e o apoio é quase zero”, afirmou Miltinho, referindo-se ao Circuito Pé na Areia Pixbet APCEF Sergipe, que está em sua terceira edição e reúne 906 atletas amadores em três modalidades; Futevôlei, Vôlei de Areia e Beach Tênis. Miltinho esteve com Diogo Melo, presidente da APCEF/SE. O circuito teve início no dia 5 de agosto e irá até o dia 3 de setembro sempre aos finais de semana. O vereador falou que por meio do esporte temos saúde, educação e inclusão social.
Ainda falando esporte, Miltinho agradeceu a homenagem em ter seu nome no troféu do campeão do Campeonato da Liga do Cinquentão, que tem na organização Edson Papai, o campeonato teve 19 equipes de todo o estado e 290 jogos e atletas com mais de 50 anos. A equipe do Confiança foi a campeã do Cinquentão.
“Quero parabenizar o senhor por sua fala, pela sensibilidade em chamar atenção pelo feminicídio em Sergipe e no Brasil”, falou a vereadora Sheyla Galba durante um aparte.
A vereadora Emília Corrêa fez um aparte durante a fala de Miltinho e aproveitou para dar as boas vindas ao vereador. A parlamentar fez questão de parabenizá-lo pelo tema do seu discurso a respeito do feminicídio. Emilia também destacou o esporte como forma de inclusão social e o empenho do vereador Miltinho pelo tema.