Miltinho Dantas preside Sessão Especial na CMA

por Walter Lopes, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 10/11/2023 17h10, última modificação 10/11/2023 17h10
Miltinho Dantas preside Sessão Especial na CMA

Foto: Gilton Rosas

Durante a Sessão Especial, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta sexta-feira, 10, aconteceu a homenagem o Cotinguiba Esporte Clube pela passagem de seus 114 anos de existência, também foi homenageada a Federação Sergipana de Futebol (FSF), pela passagem de seus 97 anos de fundação e do Club Sportivo Sergipe, que fez aniversário no dia 17 de outubro deste ano, e completou também 114 anos, sendo fundado sete dias depois do Cotinguiba.

A Sessão Especial foi de autoria do Vereador Miltinho Dantas (PDT), que na oportunidade foi o presidente da Mesa. A solenidade lotou o Plenário da CMA. Compondo a Mesa,  o presidente do Clube Cotinguiba, Wellington Mangueira, a secretária de Esporte do Estado de Sergipe, Mariana Dantas, Ernan Sena, presidente do Clube Sportivo Sergipe, Ricard Cézar Nascimento, vice-presidente da CAASE, André Barros, presidente do Tribunal Desportivo do Estado de Sergipe. Além dos vereadores Vinicius Porto (PDT) e Professor Bittencourt (PDT). Também na solenidade a presença do promotor de Justiça do Ministério Público, Deijaniro Jonas, dentre outras autoridades.

“A equipe mais tradicional do futebol sergipano, que completou recentemente 114 anos de existência. O Cotinguiba não começou com um time de futebol, e sim como um clube de remo”, frisou Miltinho Dantas.

A secretária de Esporte de Sergipe, Mariana Dantas, participou da solenidade e falou da volta do Gol da Sorte. “O Gol da Sorte é um programa que o governador Fábio Mitidieri faz questão de resgatar de atualizar e modernizar para os tempos atuais, sendo um incentivo para que os torcedores e as famílias sergipanas possam frequentar os estádios de futebol, trocando cupons fiscais por ingressos”. Mariana aproveitou para parabenizar o vereador Miltinho Dantas pela iniciativa da homenagem ao Cotinguiba Esporte Clube.

Sobre o Cotinguiba

O Cotinguiba Esporte Clube, veterana e gloriosa agremiação cultural e esportiva de Aracaju, é um dos poucos clubes centenários do Brasil. É conhecido como o "Decano da Fundição" ou "Tubarão da Praia. Tem as cores azul e branco e é o clube esportivo mais antigo de Aracaju, fundado em 1909, sediado no São José, e inicialmente voltado para competições de remo. Disputou a elite do campeonato sergipano pela última vez em 1996.

Com o nascimento do Cotinguiba a vida sócio-esportiva sergipana começa a se organizar. Sensível aos anseios da gente sergipana, um valioso grupo de personalidades intelectuais, políticas e desportistas, deram início para a criação da agremiação. Na ocasião, lá estavam os mais autênticos representantes das famílias Franco, Leite, Rollemberg, Garcez e Vasconcelos, seus primeiros sócios e dirigentes.

A data oficial de fundação é 10 de outubro de 1909. Era, pois, um clube elitista. Criado e dirigido pelo "high-society", mas a partir da década de 1930 seguiu uma trajetória ideológica diferente. Seja no departamento de remo que permitia a inclusão de pescadores como sócios (algo impensável nos rivais Sergipe e Iate Clube), seja por ter muitos metalúrgicos e fundidores frequentando a sede (daí o apelido “decano da fundição”).

Um verdadeiro pioneiro. Foi o primeiro campeão de remo, futebol, voleibol, basquetebol, pedestrianismo e natação.

Cotinguiba patrimônio histórico e cultural de Aracaju
O prefeito Edvaldo Nogueira sancionou, em 26 de outubro de 2018, o projeto de lei que torna o Cotinguiba Esporte Clube patrimônio histórico e cultural de Aracaju. A propositura é de autoria do vereador Antonio Bittencourt, que participou do ato de sanção ao lado do presidente do clube, Wellington Mangueira.

Para Edvaldo, é motivo de “muita alegria e satisfação” sancionar a lei, uma vez que reconhece a importância do clube, o 1° a ser criado no Estado.