Miltinho Dantas participa da assinatura do acordo de cooperação técnica do projeto Estádio Seguro, em Brasília

por Walter Lopes, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 17h19
Miltinho Dantas participa da assinatura do acordo de cooperação técnica do projeto Estádio Seguro, em Brasília

Foto: Assessoria do Parlamentar

O vereador Miltinho Dantas (PDT) participou em Brasília, nesta quarta-feira, 30, da solenidade de assinatura do acordo de cooperação técnica do projeto Estádio Seguro. Miltinho é presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), esteve também no evento, o ministro da Justiça, Flávio Dino.  O ato representa um grande passo para o desenvolvimento do futebol em todo o Brasil.

O projeto utiliza da tecnologia para identificar torcedores com alguma medida restritiva ou mandato de prisão. Tudo funciona quando o torcedor chega com um ingresso com leitura de código de barra na catraca. Caso tenha alguma restrição a entrada é bloqueada. 

Os ingressos serão individualizados, veiculados a um único CPF. Uma foto do rosto de quem adquirir o ingresso terá que ser registrada. Essas informações e as dos ingressos serão enviadas ao Ministério da Justiça. O telefone celular de cada torcedor também será informado ao ministério. Com isso, os estádios terão catracas inteligentes, que vão verificar a validade do CPF registrado nos ingressos. A parceria com o Ministério da Justiça terá duração de 60 dias e a CBF não poderá usar as informações sigilosas.

As 27 Federações e os clubes acompanharam o lançamento do programa. A intenção é que o Estádio Seguro entre em operação o mais rapidamente possível em jogos das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Houve um protótipo do programa no Maracanã desde o fim do ano passado. 

Na solenidade estiveram presentes: os ministros da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; do Esporte, André Fufuca; e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues.