Maurício Maravilha quer implementar jardins de chuva em Aracaju e faz visita técnica em Salvador para conhecer projeto

por Marcele Machado, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 22/04/2025 11h08, última modificação 22/04/2025 11h08
Maurício Maravilha quer implementar jardins de chuva em Aracaju e faz visita técnica em Salvador para conhecer projeto

Foto: Marcele Machado (Assessoria do Parlamentar)

O vereador Maurício Maravilha (União Brasil) realizou visita técnica na quarta-feira, 16, em Salvador, na Bahia, e conheceu de perto o projeto "Jardim de Chuva", uma iniciativa inovadora de sustentabilidade. O parlamentar foi recebido pelo secretário de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) de Salvador, Ivan Euler.

Maurício Maravilha destacou o objetivo desta visita e também a importância para aprimorar o projeto em Aracaju.

“Nosso objetivo com essa visita é obter conhecimento prático sobre a implantação, o funcionamento e os resultados do projeto ‘Jardim de Chuva’, buscando informações técnicas para implementação em Aracaju. Por isso, vale ressaltar que a troca de experiências com o secretário Ivan Euler foi muito valiosa para aprimorar o Projeto de Lei nº 103/2025, que protocolei na Câmara Municipal de Aracaju e apresentei ao secretário ”, declarou o vereador.

O parlamentar explanou ainda sobre o funcionamento dos jardins de chuva e ressaltou que Salvador é capital-piloto no Nordeste deste projeto e falou sobre sua eficácia.

“Salvador foi a cidade nordestina piloto na implantação dos jardins de chuva, esse projeto é fascinante e funciona como áreas verdes que absorvem e filtram a água da chuva, evitando que ela sobrecarregue o sistema de drenagem e ajudando a recarregar os lençois freáticos. A iniciativa tem se mostrado eficaz no controle de inundações, na melhoria da qualidade da água e na criação de áreas verdes em meio ao ambiente urbano. É uma solução inteligente e sustentável que pode trazer muitos benefícios para Aracaju, ajudando a mitigar os problemas de alagamento”.