Marinha apresenta projeto ‘A Amazônia Azul’ na Tribuna Livre
Na manhã desta terça-feira, 17, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) recebeu o comandante da Capitania dos Portos de Sergipe, o capitão de Fragata João Batista Barbosa, para discutir sobre “A Amazônia Azul”. O debate que trata sobre o mar brasileiro e a importância que ele possui para a nação em diversas situações, aconteceu na Tribuna Livre, dentro da Sessão Ordinária.
No ato estavam presentes o Suboficial da Aeronáutica, Frederico; o tenente- coronel do Corpo de Bombeiros, Júnior; o assessor parlamentar do 28º Batalhão de Caçadores, coronel Roberval Leão; o presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha (Soamar/SE), o oficial da reserva do Exército, Lenaldo Inácio de Souza; e o vice presidente da Soamar/SE, o professor doutor, Carlos Alberto Garcia Leite.
O vereador Américo de Deus (Rede), preocupado com a preservação das águas que banham Aracaju, solicitou ao comandante da Marinha ações no Rio Sergipe. “Capitania dos Portos tem sua sede em frente ao Rio Sergipe e por isso peço que a instituição se some aos projetos de preservação do rio. Aproveito também para parabenizar a Marinha pelos 163 anos”.
O trabalho de proteção do nosso litoral e o desenvolvimento de novas tecnologias da Marinha foi ressaltado pelo vereador Cabo Amintas (PTB). “Inicio minha fala parabenizando a Marinha Brasileira pelos 163 anos e reconheço a importância dos militares que usam o uniforme branco, desde quando fiz o curso de fuzileiros navais, e presenciei sua bravura”.
Em sua explanação, o capitão dos Portos de Sergipe, João Batista Barbosa, falou sobre a importância da Marinha para sociedade em trabalhar nos lugares onde a sociedade não vê. “Trabalhamos além dos horizontes, temos 173 km de litoral e o mar possui um desenvolvimento muito grande para a humanidade, como extração de petróleo e gás. Além disso, fazemos diariamente a proteção do nosso litoral, ou seja, um trabalho invisível aos olhos da sociedade”, disse.