Março Lilás: Soneca reforça a importância de prevenir o câncer do colo do útero

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h10
Março Lilás: Soneca reforça a importância de prevenir o câncer do colo do útero

Foto: Gilton Rosas

Além do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8, o mês de março é dedicado a uma importante campanha de prevenção e combate ao câncer de colo uterino. Denominado Março Lilás, a campanha acontece em todo Brasil e em Aracaju, o vereador Soneca (PSD) tem buscado conscientizar a população sobre o tema e ajudar no enfrentamento da doença que matou 270 mulheres em 2021.

Segundo o Ministério da Saúde, esse é o terceiro tipo mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte entre as mulheres no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil deve registrar 16.710 novos casos de câncer de colo do útero no triênio 2020/2022. “É um número assustador! Por isso a importância do diagnóstico precoce”, alerta o vereador.

A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, em todas as Unidades de Saúde da Família, podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.

Outra forma de evitar a doença é diminuir o risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação. Além disso, o exame preventivo deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces que, se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.