Manuel Marcos ressalta a importância do Outubro Rosa

por Danilo Cardoso — publicado 11/10/2017 01h00, última modificação 11/10/2017 12h44
Manuel Marcos ressalta a importância do Outubro Rosa

Gilton Rosas

A importância do autoexame para o diagnóstico precoce do câncer de mama, foco da campanha Outubro Rosa, foi o destaque principal do discurso do vereador Manuel Marcos (PSDB) durante o Grande Expediente nesta quarta-feira, 11, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

O parlamentar, que também é médico, ressaltou que o simbolismo do Outubro Rosa é extraordinário. “Sou médico e sei da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O serviço público está limitando a idade das mulheres para a realização da mamografia, só que a doença não usa o mesmo critério e acomete mulheres de todas as idades”, destacou Manuel Marcos.

O vereador ainda continuou. “As vezes não damos importância para uma pontinho preto na nossa unha e isto pode ser um sinal de câncer. Não adianta as belezas das praças se não for oferecido qualidade de vida para as pessoas. O estado não pode conceder dificuldades para detectar a doença, já que 95% dos casos tem cura com o diagnostico precoce”.

O líder da oposição na CMA, Elber Batalha Filho (PSB), advertiu um caso relatado por sua irmã que é médica mastologista. “A importância do tratamento imediato após o diagnostico é muito importante. Minha irmã relatou que detectou um ponto preto no raio x de uma paciente, que achavam ser erro na imagem, e quando perceberam era câncer”.

A construção lenta do Hospital do Câncer foi o tema do aparte do vereador Américo de Deus (Rede) ao pronunciamento de Manuel Marcos. “A informação é que as obras do Hospital do Câncer estão com apenas 2,98% de concluída. Pelo andar da carruagem será concluída lá para 2030. Assim que vemos como o Governo trata como prioridade a vida da população”.

A vereadora Emília Corrêa (PEN) relembrou uma Lei que concede prazo para o serviço público iniciar o tratamento das pessoas diagnosticadas com câncer. “Existe uma Lei que decreta o inicio do tratamento das pessoas com câncer no período máximo 60 dias e vemos o Hospital de Cirurgia podendo fechar por falta de verba”.