Manuel Marcos participa de oficina sobre saúde da população negra

por Assessoria do parlamentar — publicado 25/08/2017 11h10, última modificação 25/08/2017 14h46
Manuel Marcos participa de oficina sobre saúde da população negra

Assessoria do parlamentar

A convite do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e da ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, o obstetra e vereador de Aracaju, Dr Manuel Marcos (PSDB), participou de uma oficina na quarta-feira, 22, sobre doenças prevalentes na população negra no Brasil. O evento foi realizado na sede do Ministério da Saúde, em Brasília.

O parlamentar falou sobre as doenças e complicações mais comuns que atingem as mulheres negras, em decorrência do parto, como hipertensão, miomas, infecções, diabetes e os abortos. Dr Manuel também fez uma explanação sobre glaucoma e anemia falciforme, doença muito comum na população negra e com alto índice de adoecimento e morte. "A anemia falciforme é uma doença que acomete sobretudo o negro e o pardo, e aqui no Brasil ela se reveste de um problema muito grave de saúde porque atinge crianças, provocando a sua morte e na fase adulta as pessoas morrem entre 18 a 20 anos. Outro aspecto abordado na oficina foi o glaucoma, uma doença também muito insidente na raça negra", disse.

Dr Manuel Marcos também defendeu uma política mais inclusiva voltada para a população negra usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). "Eu transmiti ao ministro as dificuldades das mulheres pobres e negras no acolhimento da rede pública de saúde. Eu espero que a minha experiência sirva para uma reflexão do próprio Ministério da Saúde e que o Governo Federal promova uma política objetiva para sanar essa dificuldade", completou.