Manuel Marcos lamenta situação do SUS

por David Almeida e Leilane Coelho — publicado 09/05/2018 10h40, última modificação 09/05/2018 12h26
Manuel Marcos lamenta situação do SUS

Foto: Gilton Rosas

O vereador Dr. Manuel Marcos (PSDB), falou na manhã desta quarta- feira, 9, ao utilizar a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) sobre a situação do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Amanheci triste de ver tantos embates sobre um tema chamado saúde, e também que alguns professores estão fazendo uma paralisação, isso é sem sombra de dúvidas, a atenção que o poder público dá à sociedade, e um país que não valoriza a saúde e educação do seu povo, é um país pautado na dificuldade”, falou o parlamentar.

Aproveitou para falar a cerca de discussões entre secretários e pacientes em meios de comunicação. “Acompanho tudo sobre saúde nos meios de comunicação, e tenho visto discussões de assessores de hospitais com pacientes, a mais recente tinha uma paciente em tratamento oncológico, e foi enumerado pelo secretário estadual de saúde, Almeida Lima, e seu assessor de imprensa, quanto era gasto com ela para o tratamento de quimioterapia. A saúde de uma pessoa não pode ser colocada em público”.

SUS

O SUS é uma mentira, digo isso desde 1988, uma farsa oferecer ao povo o que não tem para dar, a mulher que vai fazer um exame e o estado não cobre, essa mulher foi taxada e confrontada pelo que dizia o secretario de saúde e o seu assessor. Não é muito melhor investir na prevenção? Os cânceres estão de forma endêmica no país, se com uma paciente foi gasto R$500.000,00, multiplique isso por várias pacientes que estão em tratamento. Como é que o SUS não tem a capacidade de pagar o tratamento que essa paciente precisa? É um descaso.