Manuel Marcos fala sobre doenças que atingem a população negra no Brasil

por Equipe CMA — publicado 08/11/2017 05h05, última modificação 08/11/2017 15h26
Manuel Marcos fala sobre doenças que atingem a população negra no Brasil

Gilton Rosas

Na manhã desta quarta-feira, 8, o vereador Dr. Manuel Marcos (PSDB), usou a Tribuna durante o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para falar sobre a dificuldade de acesso da população negra à saúde. “A população brasileira é composta de 64% de negros e pardos e 26% de brancos, e os negros possuem menos chances na sociedade, uma doença em um país de proporções continentais”.

Na feita, o parlamentar ressaltou a forma de colonização instalada no Brasil, além disso, lembrou que muitos problemas de saúde acabam atingindo negros brasileiros, devido à falta de inclusão. “As doenças não são prevalentes, mas atinge essa parcela populacional pela falta de acesso à saúde, a falta de inclusão. A mulher brasileira tem a probabilidade de transmitir anemia falciforme ao seu bebê, problema proveniente da África. Falei em Brasília acerca dessa temática, acredito que não há politicas para atender a esse contingente da população brasileira”.

Ainda na sua fala, o vereador ressaltou a importância do homem vencer o preconceito e realizar os exames de prevenção ao câncer de próstata. “O homem precisa procurar realizar os exames a partir dos 40 anos, acabar com o preconceito, o câncer tem uma grande possibilidade de cura, mas é necessário que seja feito o diagnóstico precocemente”.