Mandato inclusivo: Seu Marcos nomeia pessoa com deficiência para compor grupo de trabalho

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/01/2020 13h57, última modificação 16/01/2020 13h57

Foto: Assessoria do parlamentar

Na contramão do governo Bolsonaro, que luta para acabar com a obrigatoriedade das cotas para pessoas com deficiência no mercado de trabalho, com o Projeto de Lei n°6.159/2019, encaminhado ao Congresso no final do ano passado, o vereador Seu Marcos ( PHS) nomeia o Jenisson Monteiro de Farias. Cadeirante, ele abdicou do Benefício à Pessoa com Deficiência (BPC) para compor o quadro de assessores do vereador e, deve atuar auxiliando principalmente no desenvolvimento de projetos voltados às pessoas com deficiência.
“Só quem faz uso de uma cadeira de rodas sabe o quanto é difícil conseguir ingressar no mercado de trabalho. No Brasil, a pessoa com deficiência é vista como inútil e incapaz. É gratificante saber que existem pessoas que são comprometidas efetivamente com a sociedade. Agradeço ao vereador Seu Marcos pela oportunidade em poder contribuir com esse grande projeto”, disse Jenisson.
Seu Marcos, que está presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e autor de cinco leis em vigor que tratam sobre inclusão e acessibilidade, falou da importância da nomeação. “Todas as leis aprovadas de minha autoria e projetos apresentados à Casa são oriundos das necessidades da população. É justo inserir no nosso mandato alguém que passa na pele as injustiças sociais existentes no nosso país. Especialmente agora que o governo Bolsonaro quer aprovar um PL que acaba com a política de cotas nas empresas para pessoas com deficiência ou reabilitadas. Um total retrocesso. Jenisson assume a vaga pela sua capacidade intelectual", afirmou Seu Marcos.
Leis do vereador
Seu Marcos é atualmente o parlamentar com mais leis em vigor nesta legislatura. Das 13 leis, cinco são projetos que visam beneficiar os deficientes físicos. São elas:

Lei n° 5.199/2019, que insere o símbolo do autismo nas placas de atendimento preferencial;

Lei n° 5.007/2018, que aumenta para 3 anos a validade dos atestados médicos de deficiência permanente;

Lei n° 4.998/2018, que reserva 15% das unidades habitacionais para pessoas com deficiência;

Lei n°4.954/2017, que obriga os supermercados a dar auxílio às pessoas com deficiência na hora das compras;

Lei n°5.225/2019, que cria o Abril Marrom em Aracaju – campanha sobre prevenção à cegueira.