Maio Amarelo é tema da Tribuna Livre na CMA

por Danilo Cardoso — publicado 22/05/2018 11h55, última modificação 22/05/2018 16h35
Maio Amarelo é tema da Tribuna Livre na CMA

Foto: César de Oliveira

O Sindicato dos Agentes de Trânsito de Aracaju (Sindatran) participou da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta terça-feira, 22, para falar sobre a campanha do Maio Amarelo e cobrar melhorias para a categoria. O supervisor de Trânsito da Superintendência de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), Cleidivan dos Santos, foi o orador que explicou todas a ações que estão sendo executadas.

A campanha Maio Amarelo foi criada visando conscientizar os condutores sobre os acidentes de trânsito. De acordo com informações do Sindicato de Agentes de Trânsito de Sergipe (Sinatran), cerca de 90% dos acidentes de trânsito são por causa de imprudência humana. Nesta quarta-feira, 23, será comemorado o Dia do Agente de Trânsito, projeto aprovado pela CMA.

O supervisor de trânsito salientou que o Sindatran está indo na porta das escolas para conscientizar os motoristas. “O Sindatran está indo na portas das escolas para passarem informações sobre algumas ações que pode salvar vidas, a exemplo do uso do cinto de segurança e não parar em fila dupla. Estamos também com um projeto pronto para fazer palestras nas escolas porque se conscientizarmos as crianças, serão as maiores orientadoras dos adultos”, disse Cleidivan dos Santos.

O vereador Iran Barbosa (PT) lamentou saber que Aracaju paga um dos menores salário dos agentes de trânsito do Brasil. “Aracaju paga o menor salário entre as capitais brasileiras e ainda paga menos que algumas cidades sergipanas. Fazemos diversos apelos para que o administrativo busque a solução porque sabemos que isso quem ganha é o povo de Aracaju, porque com os agentes motivados os serviços serão executados com ainda mais maestria”.

Sobre a campanha do Maio Amarelo e a disparidade salarial, o vereador Américo de Deus (Rede) destacou. “É muito importante o Maio Amarelo porque a esmagadora maioria dos acidentes são por imprudência dos motoristas, também devemos chamar a atenção das autoridades para que os salários sejam reparados. Queremos o plano de cargos e salários para que os agentes trabalhem com mais entusiasmos porque este saberão qual será a progressão salarial”.

O vereador Anderson de Tuca (PRTB) destacou um projeto de sua autoria que favoreceu a categoria. “Na gestão passada conseguimos aprovar o auxilio protetor solar, porque vocês trabalham no sol e necessitavam muito deste produto. Vocês executam um trabalho com condições adversas e sou favorável o porte de arma aos agentes de trânsito. Lamento que nenhum vereador pode apresentar um projeto para a correção salarial, mais garanto que assim que este projeto chegar que todos irão aprovar”.

Relatando que muitos dos vereadores não cumprem com seus discursos, a vereadora Emília Corrêa (Patriota) foi enfática. “A classe política faz discursos exaltarem os senhores neste momento e na ausência dos senhores não brigarem pelos seus direitos. Sabemos das condições que os senhores enfrentam com insalubridade e de motoristas estressados, só digo que quem pode fazer não faz”, ponderou.

O vereador Jason Neto (PDT) relatou no seu discurso a disparidade salarial para os agentes que executam o mesmo serviço. “Quero parabenizar a categoria pela luta e não consigo entender como uma viatura sai do pátio com quatro agentes, dois recebem periculosidade e dois não. Sempre que estou com os gestores cobro esta correção”.

O vereador lembrou que desde 2017 já realizou diversas ações para apoiar os agentes de trânsito em suas lutas. "Já nos reunimos com o prefeito, com o superintendente da SMTT, com o secretário de planejamento e vamos continuar cobrando, a disparidade salarial precisa acabar e o direito a periculosidade precisa ser efetivado", disse Jason.

O vereador Cabo Amintas (PTB) afirmou que muitos vereadores não queriam que o superintendente da SMTT comparecesse ao parlamento. “Muitos dos vereadores que discursarão aqui não queriam que Aristóteles Fernandes viesse nesta casa para cobramos todas estas reivindicações diretamente a ele”.

Autor do Projeto de Lei que criou o dia do Agente de Trânsito, o vereador Fábio Meireles (PPS) destacou. “Tive a iniciativa para criar o Dia do Agente de Trânsito, mas contou com a colaboração de todos os vereadores. Esperamos que possamos comemorar em breve a princípio da isonomia salarial. Quero dizer que Jeferson Passos foi deselegante que não cumpriu com sua palavra que deu a este vereador e com a categoria”.