Maestro Evanilson Vieira recebe Título de Cidadão Aracajuano
O Maestro Evanilson Vieira, se tornará, no dia 2 de maio, o mais novo cidadão Aracajuano. A solenidade está marcada para às 17h, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A propositura foi da vereadora Emília Corrêa (Patriota).
O Maestro Evanilson é natural de Simão Dias (SE) e figura entre os 200 mestres da Cultura Popular, reconhecido pelo Ministério da Cultura (Minc), em todo o Brasil. Mais do que um sanfoneiro, Evanilson Vieira, é um exemplo de superação e exemplo na realização de grandes feitos. Cego de nascença, foi submetido, ainda criança, a sucessivas cirurgias. Foi estudar no Instituto de Cegos da Bahia, em Salvador onde a oportunidade de fazer outras três cirurgias, na esperança de começar a ver o mundo. Somente em 2005, aos 37 anos, após mais uma intervenção cirúrgica, recuperou um pouco a visão do olho direito. Hoje, ele tem menos de 10% da capacidade de enxergar.
Filho de uma família de músicos, seu primeiro contato com os ritmos veio ainda na infância. Apaixonado por rádio, não largava o aparelho em Simão Dias, interior de Sergipe. Seu primeiro instrumento foi um triângulo que ele mesmo construiu. Já ingressou no Instituto para Cegos da Salvador carregando uma bagagem musical. Lá estudou piano, mas nunca esqueceu o acordeon.
Em 30 anos de carreira, enfrentou a limitações impostas pela deficiência e colecionou conquistas. Evanilson Vieira é professor de música e se tornou maestro de um dos grupos mais representativos da cultura nordestina: a Orquestra Sanfônica de Aracaju.