Lucas destaca empoderamento das pessoas com down a partir de projetos como Galera do Click

por Will Rodriguez, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/03/2020 11h55, última modificação 20/03/2020 12h00
Lucas destaca empoderamento das pessoas com down a partir de projetos como Galera do Click

Foto: Assessoria de Imprensa

Os amantes da fotografia conhecem bem o conceito de ‘instante decisivo’, usado para definir o momento em que elementos visuais e emocionais se unem em perfeita harmonia expressando a essência da situação presenciada pelo fotógrafo. Não involuntariamente, ele também se aplica com propriedade a Galera do Click, projeto de fotografia que capacita jovens com Down. Iniciado em São Paulo, o projeto teve sua primeira expansão autorizada para Aracaju, através de uma licença concedida ao Instituto Iluminar, fundado pelo vereador Lucas Aribé. Neste 21 de Março, Dia Internacional da Síndrome de Down, o parlamentar ressalta o cunho empoderador que ações como essa possuem.

Desde fevereiro de 2019, o grupo de 17 jovens aracajuanos se reúnem semanalmente no Yázigi para as aulas de fotografia. Sob a coordenação do jornalista Saulo Coelho, a turma aprende técnicas de enquadramento, iluminação e foco. Para praticar, já começaram a atuar como fotógrafos e modelos em várias programações paralelas.

“A Galera do Click é um projeto que une fotografia, superação e muito alto astral. Mais do que a inclusão social, ela tem estimulado a autonomia e o desenvolvimento de talentos por meio de oficinas lúdicas e criativas e através do incentivo à prática de atividades variadas”, explica Saulo, ressaltando que as aulas contam com o apoio das fotógrafas instrutoras Kátia França e Helaine Casali.

Segundo Lucas, a Galera do Click Aracaju tornou-se um caminho para proporcionar uma inclusão mais efetiva desses jovens. “Através das aulas, muitos deles têm descoberto o universo de possibilidades que está a sua volta. O cromossomo a mais não os impedem de viver, sonhar e, acima de tudo, protagonizar os seus próprios destinos. Temos dentro do grupo vários exemplos de jovens que têm se destacado em outros espaços de interação social”, pontuou o vereador aracajuano, fundador do Instituto Lucas e Mariana Aribé de Acessibilidade para a inclusão Social de Pessoas com Deficiência (Iluminar).

Instituído em 2006 pela organização Down Syndrome International, o dia busca dar visibilidade ao tema e reduzir preconceitos e a disseminação de informações incorretas. Algo que, na visão de Lucas, é imprescindível no cenário de insensibilidade e intolerância com o “diferente” em que vivemos atualmente. Em 2020, o tema é ‘Nós Decidimos’ incentivando que as pessoas com síndrome de Down possam participar plenamente da tomada de decisões sobre assuntos que afetem suas vidas.