Lucas Aribé sugere adequações de acessibilidade no terminal Maracaju

por Assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 11/02/2020 16h18, última modificação 11/02/2020 16h18
Lucas Aribé sugere adequações de acessibilidade no terminal Maracaju

Foto: Assessoria do parlamentar

A convite do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), o vereador Lucas Aribé (PSB) esteve no terminal da Maracaju, no bairro Santos Dumont, zona norte da capital, para fazer uma verificação das condições de acessibilidade da estrutura. Junto de sua equipe, o parlamentar conversou com a população e também com funcionários que trabalham no local. Após a visita, ele elaborou um ofício que foi encaminhado ao Setransp apontando as adequações necessárias para assegurar a plena mobilidade de todas as pessoas.

Localizado em uma das regiões mais populosas da cidade, o terminal é responsável pela integração de 14 linhas formadas por 135 ônibus, que circulam em toda a região metropolitana de Aracaju. Sua última reforma ocorreu no ano de 2015. Após constatar inadequações na parte física, elétrica e nos banheiros, Lucas Aribé também elencou os pontos que precisam de atenção no quesito acessibilidade.

“Desde a passagem na catraca até as plataformas de embarque é preciso corrigir a aplicação do piso tátil, colocar o piso direcional nos espaços que não têm e reparar algumas danificações no piso de alerta. Além disso, é necessário estabelecer uma conexão entre a plataforma central e a entrada dos ônibus. A comunicação também possui barreiras, pois não é possível ter acesso aos horários e destinos dos ônibus”, afirmou o vereador.

Lucas valorizou a iniciativa do Setransp que, no seu entendimento, sinaliza a abertura de um canal de diálogo fundamental para que a sociedade tenha voz ativa nas decisões acerca do serviço de transporte público. “Precisamos fazer com que os nossos terminais sejam dignos da presença das pessoas com conforto, autonomia e segurança, para justificar o valor que se paga na tarifa de ônibus de Aracaju, além de valorizar os funcionários do transporte público que merecem também dispor de um espaço adequado para descanso. Afinal, nós sabemos como é intensa a rotina de quem trabalha no trânsito”, disse Aribé.