Lucas Aribé prestigia lançamento do Selo de Acessibilidade de Sergipe

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/07/2019 09h15, última modificação 15/07/2019 09h15
Lucas Aribé prestigia lançamento do Selo de Acessibilidade de Sergipe

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador de Aracaju, Lucas Aribé, prestigiou na última sexta-feira, 12, o lançamento do Selo de Acessibilidade em Sergipe. A solenidade também marcou a posse do novo presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (CEPcD), Antônio Luiz dos Santos.

O parlamentar valorizou a iniciativa, cuja finalidade é estimular práticas inclusivas em estabelecimentos e serviços de todo o estado. "Essa certificação só será concedida para empresas e organizações que atendam aos critérios da ABNT e da Lei Brasileira de Inclusão. Esse é um passo fundamental para a inclusão das mais de 500 mil pessoas com deficiência em nosso estado", afirmou Aribé.

Os selos serão divididos na gradação bronze, prata e ouro, obedecendo à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Se o estabelecimento oferecer acessibilidade de rampas e banheiro adaptado, ele recebe o Selo Bronze. Se, além disso, ele disponibilizar cardápio em braile, terá o Selo Prata. Mas se ele também tiver um colaborador que fale em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e cumpra a Lei no que se refere à cota de vagas de emprego para pessoas com deficiência, terá o Selo Ouro.

O vereador voltou a salientar que as estruturas voltadas ao transporte, hospedagem, comunicação, segurança, entretenimento, saúde, comércio e serviços em geral precisam se preparar para atender essa demanda não apenas em cumprimento à legislação, mas por respeito à dignidade humana.

"Costumo dizer que incluir é oportunizar com igualdade. É possível tornar natural e economicamente viável a implantação de políticas voltadas ao respeito à diversidade humana. Quando as empresas e espaços públicos oferecem os recursos de acessibilidade estão efetivando a cidadania a que toda pessoa com deficiência tem direito. É o caminho para um mundo mais fraterno e menos desigual", completou Lucas Aribé.