Lucas Aribé prestigia Colóquio sobre Educação Inclusiva

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 07/05/2018 16h20, última modificação 07/05/2018 16h51
Lucas Aribé prestigia Colóquio sobre Educação Inclusiva

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã desta segunda-feira, 7, o vereador Lucas Aribé (PSB) prestigiou o Colóquio sobre Educação Inclusiva realizado no Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas. O evento foi promovido pelo Ministério Público de Sergipe, por meio da Escola Superior e do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos.

O objetivo do Colóquio é fomentar o debate sobre métodos e técnicas educacionais que possam contribuir para a inclusão social de todos os cidadãos, independentemente de quaisquer restrições e condições. Teve como palestrante o auditor fiscal do Trabalho da Superintendência Regional no Rio Grande do Sul, Rafael Faria Giguer, que é especialista em Acessibilidade de Direitos Humanos e em Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho. Rafael, que tem deficiência, falou sobre o tema “Inclusão da pessoa com deficiência no trabalho e a aprendizagem profissional”.

“Acredito que ações como essas são louváveis para que a inclusão social seja algo mais eficaz. Parabenizo o Ministério Público e todos os envolvidos por este momento de conhecimento e discussão sobre um tema tão importante e que ainda precisa ser tão difundido na sociedade”, afirma o vereador Lucas Aribé.

A promotora de Justiça Berenice Andrade de Melo enfatiza a importância da educação para as pessoas com deficiência, para que elas possam chegar ao mercado de trabalho e galgar dignidade, como é previsto na Constituição. “É preciso que haja igualdade e que a limitação seja erradicada para que essas pessoas possam desempenhar qualquer função. Só vamos conseguir isso por meio de uma sociedade acessível, com escola acessível na questão atitudinal, com a capacitação dos professores, com um sistema educacional inclusivo”, orienta a promotora. 

Debate

Após a palestra do auditor fiscal Rafael Giguer, os participantes do Colóquio se dividiram em três grupos de trabalho com o objetivo de discutir temas relacionados à educação e inclusão social. O trabalho foi coordenado pela promotora Berenice Melo e mediado pela professora da Universidade Federal de Sergipe e doutora em Educação, Rita de Cácia Santos Souza.

Os grupos foram mediados por especialistas nas áreas e abordaram os temas “Lei Brasileira de Inclusão”, “O currículo na educação inclusiva” e “Saberes e fazeres na educação inclusiva”.