Lucas Aribé e alunos do Colégio do Salvador visitam a Il Sordo Gelateria

por Álvaro Muller e Maraisa Figueiredo, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 09/11/2017 12h30, última modificação 09/11/2017 14h56
Lucas Aribé e alunos do Colégio do Salvador visitam a Il Sordo Gelateria

Assessoria do parlamentar

O vereador Lucas Aribé (PSB), visitou na tarde de terça-feira, 7, juntamente com os alunos do Colégio do Salvador do ensino integral e semi-integral do fundamental menor (crianças de quatro a nove anos) a Il Sordo Gelateria, que tem em seu quadro de funcionários pessoas com deficiência auditiva.

Esse foi um importante momento para os alunos aplicarem na prática o que aprenderam nas aulas da Língua Brasileira de Sinais (Libras), uma vez que, a escola disponibiliza em sua grade a disciplina há oito anos, mostrando para a sociedade a importância da língua de sinais.

Para o parlamentar, a visita divertida, como intitulou o encontro foi muito valiosa pelo fato das crianças praticarem a Libras e por aprenderem a importância da inclusão social. “Presenciamos um momento enriquecedor para as crianças porque elas tiveram a oportunidade de conversar através da Libras com os funcionários da gelateria. Espero que outras escolas tomem como exemplo a ensinar a língua de sinais para seus alunos desde as séries iniciais e, somente assim, será possível formar cidadãos para conviver com a diversidade humana”, enaltece Lucas.

De acordo com o aluno David de oito anos, a visita a Il Sordo proporcionou um momento de aprendizado, além de poder experimentar os gelatos saborosos. “Eu não sabia que existia a língua dos surdos e na escola fui aprendendo e gosto da maneira como a gente se comunica”, afirma David.

Segundo Breno Oliveira, proprietário da Il Sordo, essa é uma gelateria que tem predominantemente surdos no seu quadro de pessoal, mostrando que a pessoa com deficiência está inserida no mercado de trabalho. Podemos associar produtos gostosos e língua de sinais e tornar assim, um local adequado para uma vivência educacional profundamente inclusiva, que permite a todas as crianças a vivenciarem na prática o universo da comunicação através da Libras”, explica Breno.