Lucas Aribé acompanha a Apresentação do Projeto Arquitetônico com Acessibilidade Tátil na Coepd
Na manhã dessa segunda-feira, 12, o vereador Lucas Aribé (PSB) e mais três pessoas com deficiência visual acompanharam a 1ª Apresentação do Projeto Arquitetônico com Acessibilidade Tátil na Coordenadoria de Apoio Educacional à Pessoa com Deficiência (Coepd/CAP) com maquetes em 3D da planta da Casa. Esse projeto é um trabalho de extensão sobre Educação Patrimonial acerca da arquitetura moderna de Aracaju dos alunos do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), coordenado pela professora Carolina Chaves.
“A apresentação do projeto foi muito interessante porque nos deu uma orientação do espaço percorrido e, para mim, essa é a importância de existir a figura do mapa tátil nos espaços públicos. Ele vai orientar geograficamente a pessoa com deficiência visual e também vai auxiliar as outras pessoas a se deslocarem no ambiente em que estão”, destacou Lucas.
De acordo com a professora e coordenadora do projeto, Carolina Chaves, uma das casas que está sendo trabalhada é o CAP, que faz parte do acervo de patrimônio moderno da capital. “Para que os usuários do CAP recebessem atributos de valor arquitetônico sobre a casa, imprimimos plantas da casa em 3D para que eles percebessem alguns detalhes arquitetônicos com relação ao piso, que possui um valor cultural e material”, enfatizou a professora.
A coordenadora do CAP, Joana D’Arc Meireles, acredita que esse trabalho faz com que os alunos conheçam ainda mais o espaço que frequentam diariamente. “Os professores já trabalham com eles sobre orientação e mobilidade fazendo o reconhecimento do local, mostrando os espaços que vão circular e os obstáculos que terão pelo caminho, mas não dão um conhecimento minucioso como terão a partir da maquete”, comentou a coordenadora.
Carine Rocha, aluna do CAP, achou muito legal poder vivenciar a experiência de tocar na maquete 3D com o mapa da instituição. “O projeto nos mostrou um pouco da estrutura da casa que, às vezes, nem percebemos, como por exemplo, o piso que é retangular e possui duas cores”, apontou a aluna.