Linda reconhece trajetória de luta contra a ditadura de Marcélio Bomfim
Nesta segunda-feira, 9, a vereadora Linda Brasil (PSOL) recebeu a visita do ex-vereador, Marcélio Bonfim. "grande militante histórico de Sergipe, e símbolo da memória viva do período de resistência aos anos de chumbo, de 1964 a 1984, em Aracaju".
"Marcélio, como outros companheiros históricos, vivenciou dias de luta pela redemocratização do país, e a dureza do período do golpe militar", reconhece a vereadora.
"Sua história e trajetória, como militante e preso político, deve ser conhecida por todos os sergipanos, e ensinada nas escolas. Ele foi um dos resistentes barbaramente torturado no Quartel do 28 BC, depois respondendo a Inquérito Policial Militar na Justiça Militar da Bahia", defendeu Linda Brasil.
No que classificou como uma conversa bastante proveitosa, a parlamentar e o ex-vereador falaram sobre projetos voltados ao resgate da memória e história da luta pela democracia em Sergipe.
"Esse encontro foi uma verdadeira aula de história, e de extrema necessidade nesse momento crítico de ameaça à democracia e de uma política fascista que avança nesse governo genocida", avalia a vereadora.
“Uma pessoa que tem um histórico de luta e resistência, contribuindo com a nossa mandata é muito significativo, foi uma manhã de conhecimento, de resgate da história de luta. Foi um momento de aprendizado e fortalecimento da minha luta. Ouvir de uma referência como Marcélio que a nossa vitória é um momento histórico da política aqui em Aracaju é muito gratificante”, expressou Linda.
Para Linda, a contribuição de Marcélio Bonfim foi fundamental para a instituição da Comissão Estadual da Verdade Paulo Barbosa, que completa 6 anos de instituída. Agora existe uma expectativa de que o governo do estado através de sua gráfica lance em livro o relatório final para que a sociedade sergipana possa ter acesso a documentos e a história de homens e mulheres que lutaram pelo restabelecimento de nossa democracia.
A parlamentar destaca que Marcélio Bonfim tem longa trajetória na luta pelas transformações sociais. "Quando jovem atuou no movimento estudantil, participou de campanhas de alfabetização pelo método Paulo Freire, atualmente é filiado ao Psol, ele foi vereador de Aracaju por dois mandatos e um dos fundadores do Partido Comunista Brasileiro em Sergipe. Ele foi também um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) no Estado, tendo sido o primeiro candidato a governador pelo PT em Sergipe", relembrou a vereadora.