Linda presta solidariedade aos profissionais de saúde na luta pelo Piso Salarial

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 27/04/2021 16h02, última modificação 27/04/2021 16h02
Linda presta solidariedade aos profissionais de saúde na luta pelo Piso Salarial

Foto: Assessoria de Imprensa

Na sessão desta terça-feira, 27, a vereadora Linda Brasil (PSOL) expressou apoio ao Projeto de Lei 2564/2020 que altera a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, para instituir o piso salarial nacional dos Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteira.

Esse projeto visa garantir dignidade e qualidade de vida para esses profissionais essenciais à nossa saúde pública e coletiva. Esses profissionais estão trabalhando nessa pandemia com salários que sequer acompanham a inflação, já são cerca de 10 anos sem aumento.”, declarou Linda.

A parlamentar ainda contou para os/as demais parlamentares, a denúncia que chegou a sua mandata através de uma profissional da saúde do setor privado.

Uma enfermeira que entrou em contato conosco denuncia que no setor privado acontece uma verdadeira exploração das funcionárias e funcionários da saúde. São escalas de 180 horas. Descanso de uma hora em um plantão de 12 horas. Vários profissionais da saúde foram infectados e reinfectados pela Covid, alguns estão com sequelas deixadas pelo vírus. Esses profissionais perderam amigos de trabalho, estão cansados e com a saúde mental abalada. São verdadeiros heróis e precisam de nosso apoio para a aprovação desse projeto.”, solicitou.

A vereadora enfatizou que o piso salarial é de extrema importância para as categorias. “O Piso Salarial significa respeito. Sabemos que será uma luta dura contra os interesses de grandes planos de saúde, instituições hospitalares. Vai existir muito lobby contra esses Projetos de Lei, mas podem contar com meu apoio e de toas/os/es parlamentares do Partido Socialista e Liberdade (PSOL).”, expressou.

Na ocasião, Linda alerta para o agravamento do panorama da pandemia, onde o país chega a quase 400 mil mortes no país. “Abril se tornou o mês mais letal da pandemia da Covid-19 no Brasil; e no domingo (25), as mortes pelo vírus registradas em 113 dias de 2021 superaram o montante registrado em todo o ano de 2020.”, destacou.

A parlamentar repudiou a atuação do Ministério da Saúde pelo atraso no envio das vacinas ao município. “Repudio o Ministério da Saúde do desgoverno federal que agora atrasou o envio de vacinas contra covid-19 para Aracaju e com isso vai prejudicar o andamento da imunização em Aracaju. A Secretaria Municipal de Saúde já informou que não tem o quantitativo necessário para aplicação da segunda dose. Isso é um absurdo! O impeachment de Bolsonaro é necessário para salvar vidas.”, asseverou.