Linda lamenta o aumento de mortes pela Covid-19 e solicita explicações sobre o Consórcio de Vacinas

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 15h09
Linda lamenta o aumento de mortes pela Covid-19 e solicita explicações sobre o Consórcio de Vacinas

Foto: Assessoria de Imprensa

Na manhã desta quinta-feira, 11, a vereadora Linda Brasil (PSOL) iniciou seu pronunciamento pedindo um minuto de silêncio, em homenagem às vítimas da Covid-19, que já chegam a 2.349 vidas perdidas nas últimas 24h pelo coronavírus, uma grande tragédia agravada pela política de morte do Governo Federal.

“Transformemos nosso luto em luta e resistência. Em Sergipe, já são 3.057 mortes e 157.088 infectados(as); só em Aracaju, são 1.134 mortes; em todo o Estado, há concentração em nossa cidade. Então, é muito grave o que está acontecendo. Aprovamos, ontem, por unanimidade, a assinatura do consórcio para a compra de vacinas, mas nenhum dos meus questionamentos foram respondidos”, afirma.
A parlamentar reitera as questões como a quantidade de doses que a prefeitura irá adquirir, se já há diálogo com fabricantes e se há estimativa de prazo para a chegada das vacinas. “A população precisa estar ciente do que estamos fazendo e o que está acontecendo”, reforça.
Homenagem à Marielle Franco

A vereadora homenageou a companheira de partido e ex-vereadora pelo PSOL, no Rio de Janeiro: a militante dos Direitos Humanos, Marielle Franco, brutalmente assassinada no dia 14 de março de 2018.

“No próximo dia 14, domingo, completa 3 anos desse crime bárbaro contra a democracia, contra a vida de uma mulher negra, da periferia, LGBTQIA+. A execução de Marielle é uma tentativa de silenciamento de todas nós mulheres que lutamos para ocupar os espaços de poder na política, mas não imaginavam que ela deixaria sementes. Não seremos interrompidas! Justiça por Marielle e Anderson, porque Marielle vive em tantas outras mulheres, como eu, mulheres trans, mulheres negras, que foram eleitas democraticamente nas últimas eleições, e tenho certeza que são essas mulheres que derrubarão esse governo fascista que está aí!”, declarou Linda.

A parlamentar colocou a importância de as instituições democráticas do país contribuírem com o pedido de impeachment de Bolsonaro, pois a sua permanência, no governo federal, acarretará em um agravamento da tragédia que o Brasil e o mundo está vivenciando.

Em defesa de medidas mais duras
Em aparte da fala da vereadora petista Ângela Melo, Linda volta a cobrar medidas emergenciais na contenção do coronavírus, a exemplo do lockdown e da suspensão do retorno às aulas.
“A gente precisa ter um conjunto de iniciativas para combater a Covid-19, o lockdown é importante, meu partido também se posiciona favorável ao lockdown. E não é que a gente é contra a economia ou os pequenos empresários. Além da vacinação para todas e todos, é necessário investimento na saúde e volta do auxílio emergencial. Não vamos superar esse problema distorcendo a realidade, desrespeitando a ciência. É muito importante que a gente valorize o conhecimento científico para diminuir essa calamidade. Os cientistas já disseram que o lockdown, ou seja, o isolamento social total, é a melhor forma de diminuir essa transmissão.”, assevera.