Linda cobra prioridade na vacinação de lactantes em Aracaju
Nesta quarta-feira, 19, a vereadora Linda Brasil (PSOL), protocolou a indicação que solicita a Prefeitura Municipal de Aracaju a inclusão urgente de mulheres cis grávidas, lactantes e puérperas, e de homens trans grávidos, lactantes e puérperos, independentemente de terem comorbidades ou não, no grupo de prioridade para a vacinação contra a Covid-19.
Assim como gestantes, lactantes e puérperas/os fazem parte dos grupos considerados prioritários para a vacinação contra a Covid-19, e portanto, já foram inclusas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) do Ministério da Saúde.
Um dado preocupante divulgado pelo Observatório Obstétrico Brasileiro de Covid-19 é que o Brasil é o país com maior número de casos de morte de pessoas grávidas e no pós-parto por coronavírus, já tendo registrado, em 2021, 642 mortes de pessoas grávidas e puérperas pela Covid-19, número que ultrapassa o total de 2020 (457).
“É fundamental a vacina dessas lactantes, porque além de proteger a vida dessas mulheres, que se sentirão mais seguras para amamentar seus bebês, ainda tem os anticorpos que são produzidos após a mãe ser vacinada que podem ser transmitidos através do leite materno. A vacinação dessa mãe estará protegendo duas pessoas, a mãe e a criança. Além de ser uma forma de incentivo ao aleitamento materno”, explicou.
O pleito tem sido apresentado por diversas organizações da sociedade civil, em Aracaju, o grupo de mães “Rede de Mainhas” esteve com a Mandata, onde apresentaram a demanda com urgência. Um outro fator que torna urgente a aprovação da indicação, é a insuficiência de UTI's maternas para o atendimento de gestantes com Covid, como já divulgada pela Comissão de Aprovados da Ebserh.