Linda cobra informações sobre o andamento da compra das vacinas

por Laila Batista, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 14/04/2021 11h42, última modificação 14/04/2021 11h42
Linda cobra informações sobre o andamento da compra das vacinas

Assessoria da parlamentar

Na manhã desta quarta-feira, 14, a vereadora Linda Brasil (PSOL), parabenizou o vereador Sargento Byron pela Moção nº 27/2021 que apela ao Ministro da Saúde que autorize a modificação da ordem de vacinação incluindo as forças de segurança, salvamento e assistentes sociais. A parlamentar reforçou a importância da inclusão de outros trabalhadores que estão expostos na pandemia como os garis, entregadores de aplicativo, motoboys e outros que estão sendo essenciais nesse momento. Neste sentido uma indicação foi apresentada pela parlamentar pare incluir estas categorias.

“Já tem um mês que aprovamos o Projeto de Lei do Consórcio para a compra das vacinas e não tivemos retorno de como estão as negociações, porque isso vai ajudar a nortear o município e tentar priorizar esses profissionais, se já tem expectativa de compra dessas vacinas, porque com certeza vai contribuir muito para que a gente possa colocar esses profissionais.”, expressou Linda.

A parlamentar ressaltou que apesar do Ministro da Saúde ter um entendimento em relação a priorização, a frente de prefeitos do nordeste pode tentar priorizar esses profissionais que estão também se arriscando. "Gostaria solicitar a bancada de situação que possa intervir junto ao prefeito, para que ele compartilhe as informações de como  estão essas negociações”, demandou.

Ainda dentro da questão do enfrentamento a pandemia, a vereadora aproveitou para informar que chegou para sua mandata uma denúncia de um aluno de medicina da UNIT, que as turmas estão sendo impedidas de se formar, contrariando o que afirma a portaria do MEC nº 383/2020.

Segundo Linda se as denúncias procedem isso é algo grave que deve ser repudiado. Não é uma postura de instituição de ensino, este tipo de conduta, em sendo real, mostra uma visão equivocada por não estar formando esses profissionais. Novos médicos iriam ajudar muito no combate a pandemia como outras universidades, como a Universidade Federal de Sergipe e a Universidade Federal de Alagoas tem formado os alunos e liberando-os para atuação profissional. “Faço meu apelo a UNIT possa rever essa conduta para ajudar da formação desses profissionais, para que possamos ter mais condições de combater a pandemia da Covid-19”, pleiteou.