Linda Brasil visita a comunidade quilombola no bairro Getúlio Vargas

por Anderson Muniz, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 19/01/2021 13h05, última modificação 19/01/2021 13h05
Linda Brasil visita a comunidade quilombola no bairro Getúlio Vargas

Foto: Assessoria do parlamentar

A vereadora Linda Brasil (Psol) e a equipe da mandata estiveram, na tarde da última segunda, 18, na comunidade quilombola Maloca, localizada no bairro Getúlio Vargas. Ela foi recebida pelo líder comunitário Luiz Bonfim e moradoras e moradores do local.

Na oportunidade, foram ouvidas demandas da comunidade e a parlamentar conheceu algumas iniciativas que estão em andamento, através do Projeto Criliber , e teve contato com ideias e propostas existentes que podem levar melhoria na qualidade de vida e ajudar a comunidade a superar problemas relacionados à empregabilidade e moradia. “Fizemos uma conversa bastante produtiva com as pessoas e fiquei muito feliz como fui recebida. Também esperançosa por ver uma comunidade que está bem organizada e consciente dos seu direitos”, disse Linda.

Entre as lutas que estavam em andamento e que, por conta da pandemia, tiveram de ser interrompidas pelas(os) moradoras(es), está a da construção de casas populares. A comunidade tem atuado junto ao governo do Estado e Governo Federal, para que os recursos públicos que existem para assistência aos quilombolas sejam destinados à construção de moradia. A mandata, dentro de suas possibilidades de atuação, vai articular apoio para esta e outras demandas.

Para o líder comunitário Luiz Bonfim, foi uma tarde e noite históricas. “Pela primeira vez, uma parlamentar nos visita já em Janeiro, bem no início de suas atividades, antes dos trabalhos de plenário, para ouvir nossas demandas e ações com esta atenção e olhar para a comunidade quilombola. Somos a segunda comunidade reconhecidamente quilombola em todo território brasileiro. Infelizmente o poder executivo municipal não tem olhado para nós. Esta visita de Linda foi muito importante e sentimos que este será o início de um novo capítulo de uma nova história com uma pessoa aliada nossa na Câmara.”