Linda Brasil se reúne com Comissão de aprovados Do Hospital Universitário da UFS

por Laila Batista - Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 03/05/2021 16h29, última modificação 03/05/2021 16h29
Linda Brasil se reúne com Comissão de aprovados Do Hospital Universitário da UFS

Por assessoria da parlamentar

Na manhã desta segunda-feira, 03, a vereadora Linda Brasil (PSOL), se reuniu com a Comissão de aprovados do Hospital Universitário da UFS. A Comissão é composta de diversos profissionais (saúde, jornalistas, assistentes sociais e outros) e reivindicam a convocação dos aprovados no último concurso e o funcionamento de maternidade já construída.

Entre as demandas discutidas o funcionamento da Unidade Materno-infantil ligada à Universidade Federal de Sergipe (UFS) está entre as prioridades, uma vez que existe uma carência de unidades de saúde que possam suprir a realidade das gestantes do estado e município, e que tem sido recorrente o problema de superlotações nas maternidades, além da ausência de UTI materna.

Informaram que o quantitativo de maternidades se mostra insuficiente para atender a demanda de partos. Segundo a reportagem especial da JL Política, em 2019 foram registrados mais de 25 mil partos nessas unidades, com Aracaju e Itabaiana concentrando a ampla maioria dos procedimentos. Entre os períodos de 2014 a 2019, houve ainda um aumento de 10,25% do número de partos, a tendência é o aumento dessa demanda, acarretando no agravamento do cenário.

No contexto da pandemia a situação ainda é mais preocupante, como foi noticiado na reportagem do G1 em março do corrente ano, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, única no estado que atende casos de alta complexidade, está operando acima da capacidade durante a pandemia. A superlotação foi constatada em uma vistoria recente do Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe (Seese). A matéria diz que a superintendente da unidade, Lourivânia Prado, informou que houve um aumento de gestantes que testaram positivo para Covid-19 e, com isso, 29 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para recém-nascidos estão ocupados por bebês infectados.

Esta superlotação e os óbitos de mães é uma das maiores preocupações. “Tem um local que está inativo. É alarmante o caso de gestantes que morrem por falta de UTI Materna, por falta de estrutura, se as maternidades existentes estão cheias. Gostaríamos de colocar esse problema, porque não é possível ter uma maternidade e não funcionar.”, explicou Camila Monteiro, representante da Comissão de Aprovados do HU/UFS.

A Comissão de Aprovados aponta que a prefeitura, o governo do estado e a Ebserh estão em um impasse. A maternidade está pronta, no entanto, a prefeitura que poderia realizar as contratações sinalizou não ter interesse no funcionamento. As representantes informaram que o deputado federal Alessandro Vieira vem contribuindo com emendas parlamentares para a compra de equipamentos.

A vereadora ressaltou a importância das pautas, principalmente nesse momento de pandemia em que a saúde vem apresentando sinais de colapso, e reforçou que a mandata está à disposição da Comissão.