Linda Brasil se reúne com a Secretaria Municipal da Assistência Social

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 02/08/2021 15h51, última modificação 02/08/2021 15h51
Linda Brasil se reúne com a Secretaria Municipal da Assistência Social

Foto: Assessoria da parlamentar

Com o intuito de levar reivindicações da população e conhecer os trabalhos e ações desenvolvidos pela Secretaria Municipal da Assistência Social (SEMAS), a vereadora Linda Brasil (PSOL), reuniu-se com a secretária Simone Passos, foram abordadas principalmente sobre às questões relacionadas à moradia e as demandas trazidas pelos movimentos sociais e população dos bairros visitados pela Gabineta Itinerante.

A mandata tem acompanhado a situação da Ocupação João Mulungu, por isso, solicitou informações à Secretaria, quanto a situação dos/as moradores/as, além disso, levou os problemas diagnosticados pelos/as moradores/as do bairro Marivan.

Na ocasião, Linda também tratou sobre o Plano Municipal de Enfrentamento à Violência, sendo informada que ele está na fase final de estudos jurídicos para ser lançado em breve pela prefeitura, provavelmente como decreto.

A vereadora pediu informações sobre os abrigos geridos pela secretaria e se comprometeu a conhecê-los.

Na oportunidade, a parlamentar aproveitou para falar sobre a denúncia que recebeu da pastoral de rua, a respeito das quentinhas estragadas estarem sendo consumidas por abrigados. Segundo a secretária, o material é devidamente acondicionado e justificou que algumas pessoas estavam guardando para consumir depois e por isso podem ter estragado. Segundo Simone, após este episódio mudaram o procedimento para que o consumo destas quentinhas seja realizado imediatamente após a chegada do alimento bem como irão mudar a forma de distribuir a salada, colocando aparte dos demais alimentos em recipientes separados.

Na conversa ainda foram tratados temas ligados ao CSU da rua Alagoas, a um equipamento da assistência que existe no Aloque, insegurança alimentar durante a pandemia e a Vereadora também falou que apresentou uma indicação estimulando a construção de um restaurante popular na cidade.

Dentre os assuntos a serem tratados, estavam na pauta questões relacionadas aos Direitos Humanos dentre elas, questões envolvendo a igualdade racial, mulheres, deficientes e a comunidade LGBTQIA+ incluindo a instalação de um Conselho Municipal LGBTQIA+.

Em relação a estes assuntos ficou acordado um outro encontro para conversar sobre ações de formulação e acompanhamento das políticas públicas voltadas para as minorias na perspectiva de construção de uma sociedade justa. A secretária indicou a possibilidade da realização deste encontro ocorrer na próxima semana.

Para a parlamentar a reunião foi positiva, a secretaria foi muito respeitosa e aberta e mostrou a possibilidade do diálogo e construções entre a mandata e a secretaria visando a melhoria de vida da população aracajuana.