Linda Brasil se posiciona sobre os Projetos de Lei enviados pelo Executivo
Na sessão da última quarta-feira, 10, a vereadora Linda Brasil (PSOL), se pronunciou a respeito dos Projetos de Lei enviados pela prefeitura. O primeiro, foi o Projeto de Lei Nº33/2021 que versa sobre a inclusão do município de Aracaju no Consórcio Público Nacional para a aquisição de vacinas contra a Covid-19.
A parlamentar fez importantes questionamentos sobre o processo e planejamento do consórcio: se já ocorreu um diálogo com o fabricante? qual o valor que a Prefeitura pretende destinar para a compra das vacinas? a quantidade de doses que pretende adquirir? bem como se existe uma estimativa para a chegada delas, para não criar falsas expectativas na população.
No momento, parabenizou a prefeitura pela iniciativa, e ao vereador professor Bittencourt (PcdoB), líder do prefeito, pela defesa e apresentação do requerimento de urgência e sobre a fala que fez a respeito da importância do consórcio das vacinas. A vereadora votou a favor do consórcio.
“Parabenizo o professor e vereador Bittencourt pela defesa e apresentação dos dados, pela urgência desse projeto, pela vida das trabalhadoras e trabalhadores de saúde, pela ciência, contra o negacionismo e pela vida da população aracajuana, meu voto é sim!”, declarou Linda.
Linda ainda destaca a importância de uma articulação entre os/as parlamentares municipais com esferas federais para a retirada do atual presidente, uma vez, que ele tem representado um perigo para a população brasileira pela péssima administração pública.
“Já são mais de 268 mil mortes e não podemos continuar negligenciando a vida das pessoas, ignorando a importância do isolamento social, ou chamando de “gripezinha” com tem se expressado o presidente genocida”, evidencia.
A vereadora questiona a urgência do PL que trata da criação de novos bairros na Zona de Expansão
Na sequência foi convocada uma sessão extraordinária para votar um projeto que não estava na pauta do dia. O PL 31/2021 que trata da criação de novos bairros localizados na Zona de Expansão. Linda e as demais vereadoras e vereadores de oposição tentaram apelar para que fosse retirada a urgência do projeto e fosse votado na próxima semana. A comunidade, através do Fórum de Defesa da Grande Aracaju, já tinha procurado a mandata manifestando desejo de articular com o parlamento este projeto. A parlamentar é a favor da criação de bairros mas quer que pela importância do tema sejam tomados os cuidados com os processos de reconhecimento para que haja respeito aos moradores. Além disso questionou a pressa em aprovar o projeto sem discutir com a população e se existiam obras, que seriam tocadas nos próximos dias imediatamente que de fato, correspondam às necessidades dos/das moradores fossem apresentadas.
“É importante ouvir os movimentos sociais que lutam a favor da implementação do plano diretor em Aracaju, que é uma luta de vários anos. Quero deixar claro que esse voto não é contra a criação de novos bairros, porque quando o prefeito quer, ele investe como foi feito com a Orla Pôr do Sol, de onde vem esse investimento? Então, não necessariamente, precisa da criação dos bairros para que a melhoria e o investimento aconteçam.” Os investimentos na Orla foram realizados em 2010, quando o atual prefeito estava no comando do executivo da cidade. A iniciativa da criação já poderia ter sido feita pelo próprio prefeito. Pela forma atropelada de discutir o processo e por não trazerem mecanismos de inserir a população nos debates Linda votou contra o projeto. “Meu posicionamento é em respeito aos estudiosos da área, das pessoas que pesquisam dos impactos que podem gerar, e também eu penso que da forma que está sendo feito o processo não é a população que mais precisa e quem vai sorrir e ter os grandes equipamentos e a infraestrutura que não chegou dignamente ao local até o momento, me parece, que são os grandes empresários de Aracaju e da especulação imobiliária da nossa cidade que sorrirão”, adverte Linda.