Linda Brasil ressalta a importância da valorização das/dos servidoras/es municipais
Na Tribuna Livre desta terça-feira, 05, a Câmara Municipal de Aracaju recebeu o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sepuma), Nivaldo Fernando, que trouxe para o plenário reivindicações da categoria, entre elas que seja dado reajuste salarial, que está congelado há 6 anos, a retomada do adicional de insalubridade, cortado pela prefeitura, entre outras. Para a vereadora Linda Brasil (PSOL), as informações compartilhadas pelo sindicato só confirmam a falta de compromisso da gestão com a classe trabalhadora.
“Estamos passando por um momento grave no município, de desrespeito com todas as categorias, passamos por um processo difícil para pagamento do Piso salarial das professoras/es e agentes de saúde, tivemos emenda aprovada de forma unanime e que foi vetada, tivemos que mobilizar para poder manter o pagamento que é por lei”, pontuou a parlamentar.
O representante do sindicato levou ao parlamento questões graves como a quantidade exorbitante de cargos de confiança e como isso tem onerado a folha de pagamento. A vereadora reforçou a importância da denúncia e de que é fundamental levar a outras instâncias, como o Ministério Público.
“Secretarias com 90% de ocupação com cargos de confiança, isso deve ser levado ao Ministério Público para que se faça algo sobre isso, e exigir que se faça concurso público, para que não tenhamos em nossas secretarias pessoas sendo usadas, essas distribuições de cargos para currais eleitorais, principalmente esse ano de eleição, então é muito importante a gente trazer essas questões”, destacou.
O sindicato informou que a Prefeitura de Aracaju gastou mais de R$70 milhões de reais com cargos comissionados e que o gabinete do prefeito é composto em cerca de 80% de CC's.
Ao final, a vereadora se comprometeu junto ao sindicato de contribuir solicitando reunião com as secretarias na tentativa de avançar nas reivindicações.