Linda Brasil rechaça discursos LGBTQIA+fóbicos sobre o FASC
por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar
—
publicado
28/10/2024 07h00,
última modificação
04/11/2024 15h20
Linda destaca participação em eventos e rechaça críticas injustas ao FASC
A vereadora e educadora Linda Brasil (PSOL) ocupou a Tribuna para alertar sobre os perigos de discursos com viés lgbtqia+fóbico sendo reproduzidos nos espaços institucionais, em um período da história em que se está buscando a garantia de direitos e respeito a todas as pessoas.
Em seu discurso, ela pontuou que é inconcebível as críticas produzidas sobre o FASC, uma vez que desconsidera a grandeza e diversidade que o Festival apresentou nessa última edição, e que não seria justo reduzi-lo a um incidente.
“Ontem eu me equivoquei e falei que havia sido um dançarino do cantor, mas é bom frisar que o dançarino era uma pessoa da plateia, que subiu ao palco e, ao dançar, teve um incidente. Não podemos distorcer, não podemos dizer que homem dançando com homem é sexualização de crianças, afirmar isso é reproduzir homofobia. Certos projetos que estão transitando nessa Casa com disfarce moralista, na verdade servem para impor um discurso castrador e perseguidor. O problema é contratar pessoas LGBT? Pessoas travestis? O que estão querendo fazer com o FASC é uma mentira”, denunciou.
Linda lembrou da palestra que participou a convite da professora Gilmara Barbosa, com o tema respeito à diversidade como forma de melhorar a convivência social. A atividade foi motivada justamente para a superação de comportamentos preconceituosos. Ao citar a atividade pedagógica, a parlamentar ressalta que é compromisso de toda a sociedade lutar pela superação das opressões, e não reforçar, como tem ocorrido nos últimos discursos no parlamento.
Na ocasião, Linda pediu aos presentes que refletissem sobre diversos acidentes e incidentes que ocorrem em eventos públicos, alguns até resultando em mortes e, mesmo assim, não existe esse julgamento e culpabilização do gestor. “Quando acontecem incidentes em festas promovidas pela Prefeitura de Aracaju é culpa de Edvaldo então? É da organização? Então vamos ter bom senso”, finalizou.
”Empreendedoras da lei”
A vereadora também informou sobre a participação do lançamento do livro 'Empreendedoras da Lei’! em que ela é coautora de uma das produções. A publicação é uma iniciativa da Editora Gabriela Barreto, que está lançando o livro em vários estados.
“Tem um artigo nosso que vai tratar sobre as corpas trans ocupando a política enquanto avanço civilizatório, quero agradecer também a Danila Barreto, quero parabenizar pela condução e pela parceria. Seguiremos juntas empreendendo, mas não no sentido capitalista, e sim de combater às injustiças sociais, fazendo a diferença e lutando por justiça social que é o que nos move”, ressaltou.
Prêmio de Poesia
A parlamentar participou da 5ª edição do Concurso de Poesia governador Marcelo Déda, realizado pela Câmara Municipal de Aracaju. Para ela, a iniciativa contribui com o incentivo à criatividade, à escrita e à reflexão crítica dos jovens e crianças.
Participaram cerca de 299 estudantes, que puderam expressar as diversas perspectivas do cotidiano e de ver a vida. Para Linda, enquanto mestra em educação, a atividade é a expressão do que defendia o patrono da Educação brasileira, Paulo Freire.
“O Prêmio Poesia que aconteceu sexta aqui na CMA foi belíssimo. As/os alunas/os puderam apresentar suas produções, na presença de suas famílias, isso é fundamental para a construção de uma sociedade mais consciente e humana. O primeiro lugar foi Gustavo Almeida, da Emef Professora Maria Thetis Nunes, o segundo lugar com Leonardo Gabriel, da Emef Anísio Teixeira e o terceiro lugar com Kethelen Kaweny, da Emef José Conrado de Araújo, mas todes que participaram estão de parabéns”, colocou.
Audiência pública em defesa da Deso
A parlamentar participou da Audiência Pública promovida pelo deputado Iran Barbosa (PSOL) com o tema “O fortalecimento da DESO como empresa pública”, realizada na última sexta-feira, na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese). O evento foi promovido com o intuito de evidenciar a viabilidade da autonomia econômica da empresa e da importância do investimento para que possa atingir a universalização dos serviços de fornecimento de água e tratamento de esgoto.
“Foi um espaço fundamental de diálogo com a população e as/os trabalhadoras/es sobre a importância da Deso como empresa pública e de nos posicionarmos sobre a privatização, que tem sido uma luta empreendida pelo conjunto da classe trabalhadora sergipana. No momento, também me coloquei à disposição no compromisso com a luta pelo fortalecimento da empresa pública”, destacou.