Linda Brasil realiza visita à Hemose e propõe campanha de incentivo à doação de sangue

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 26/07/2021 11h19, última modificação 26/07/2021 11h19
Linda Brasil realiza visita à Hemose e propõe campanha de incentivo à doação de sangue

Foto: Assessoria da parlamentar

Na última sexta-feira, 23, a vereadora Linda Brasil (PSOL), esteve no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) para conhecer os serviços prestados à população, o Centro faz parte da Fundação de Saúde Parrera Horta, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, assim como a Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública).

Em diálogo com a Diretora Luciana Déda e sua equipe, a parlamentar conheceu a estrutura local, e na ocasião foi informada que os estoques de sangue estavam baixos, e que devido a Pandemia o número de doações caíram. Porém os grupos fidelizados conseguiram manter o fornecimento.

Ainda foi abordada a importância da capacitação dos servidores em direitos humanos, para melhor atendimento principalmente da população LGBTQI+, uma vez que nos serviços públicos esse segmento ainda encontra obstáculos no atendimento.

“Conversamos sobre parcerias e campanhas que possam mobilizar a sociedade para a doação de sangue. Nesse sentido, sugerimos uma campanha que incentive a população LGBTQIA+ a doar sangue”, disse Linda.

Um outro problema discutido foi o aumento de pessoas infectadas por Sífilis, que vem aumentando consideravelmente. “Somente nos primeiros meses deste ano, foi detectada uma alta no número de pessoas diagnosticadas com IST em Aracaju. Por isso, é tão importante que o poder Executivo atue em prevenção urgente!”, destacou