Linda Brasil participa de Sessão na Câmara dos Deputados com o tema “Covid- Memória, Verdade e Justiça”

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/03/2021 14h20, última modificação 22/03/2021 14h20
Linda Brasil participa de Sessão na Câmara dos Deputados com o tema “Covid- Memória, Verdade e Justiça”

Foto: Assessoria de Imprensa

Em alusão ao 24 de março, Dia Internacional do Direito à Verdade, o Partido Socialista e Liberdade (PSOL), realizou o evento sobre a Memória, Verdade e Justiça, na Câmara dos Deputados, na manhã desta segunda-feira, 22, que entra na sua 4ª edição, trazendo um novo olhar, a situação da Pandemia da Covid-19 no aprofundamento das desigualdades sociais. A deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP), abriu a Sessão ressaltando a importância de se realizar esse evento que trata das graves violações dos direitos humanos e da dignidade das vítimas e refletir que as mortes da Covid-19 tem atingido principalmente as populações mais vulneráveis, pobres, negras, mulheres, LGBTQIA+. Ela lembrou que são 444 desaparecidos políticos, e que não devem ser esquecidos.

“É importante rememorar esses crimes e combatê-los. O feminicídio que cresce, as mortes dos LGBTQIA+, dos negros/as e dos pobres. Queremos refletir sobre esses fatos, juntemo-nos todas/os/es, as nossas energias, o nosso compromisso com a verdade, com a memória e a justiça, com aquelas/es que se sacrificaram para que ainda tivessemos alguma democracia, mesmo que insipiente. Agradeço a todos, todas, todes, a cada um que aqui está pelo compromisso com a verdade e a justiça”, declarou Erundina.

A presidenta da mesa, Deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ) enfatizou a importância do impeachment, o enfrentamento a escalada do autoritarismo e os ataques à ciência. As mesas se seguiram abordando graves casos, com o crime de Brumadinho, onde a população ainda sofre com o descaso dos governos. O Padre Lancelotti colocou a falta de sensibilização com às populações de rua.

Linda Brasil falou sobre a importância de impedir que o governo federal continue com ações que estimulam informações falsas e que levam pessoas à morte provocando assim um extermínio contra a população mais necessitada. “Em nome da querida e aguerrida deputada Luiza Erundina, queria saudar todas/es/os que estão nos ouvindo. Estamos vivenciando uma das maiores tragédias sanitárias da humanidade, e aqui, no Brasil foi potencializada pelo governo de morte que estamos vivendo, pela necropolítica. Precisamos agir para que essa pessoa seja impedida de continuar a governar o país. Não podemos mais aceitar, pela memória e justiça de todes. Esse presidente foi eleito de forma covarde e mentirosa, atacando todas e todos que sempre lutaram pelos direitos humanos, e aqueles que sempre estiveram em situação de vulnerabilidade. É importante nesse seminário que a gente se fortaleça, forme essa rede de resistência e de luta.”

A parlamentar destaca que é preciso fortalecer o pedido de impeachment, pois, existe o risco de acontecer tragédias piores. Por isso, a importância de uma ação organizada de todas/os/es aqueles que participam de instituições democráticas no Brasil. Por fim, agradece a deputada federal Luiza Erundina, pela força e inspiração.

“Erundina você é o símbolo dessa resistência. Olhar pra você e sua resistência nos dá força! Eles não vão se fortalecer porque a nossa força e verdade é maior do que a falta de compaixão dessas pessoas que fazem parte desse governo genocida.”, expressou Linda.

Programação

O evento contou com a realização de três mesas. A Mesa 1: A luta pela Verdade, Memória e Justiça ontem e hoje contou com a participação de Amelinha Teles - advogada feminista, presa política, criadora do projeto Promotoras Legais Populares (PLPs); do Padre Júlio Lancelotti, pedagogo, pároco da Igreja Católica; de Maria Victoria Benevides, representante da Comissão Arns. Professora titular da Faculdade de Educação da USP, pesquisadora no âmbito dos direitos humanos; da Desembargadora Simone Schreiber, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região e de Milton Barbosa, fundador do Movimento Negro Unificado.

A Mesa 2: Covid – Verdade, Memória e Justiça contou com Fernando Aith, professor do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP, especialista em Direito Sanitário, com Pedro Hallal, epidemiologista, professor e ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas, e coordenador do Epicovid-19, o maior estudo epidemiológico sobre coronavírus no Brasil; com a Sheila Carvalho, advogada da Coalizão Negra por Direitos, coordenadora da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, premiada pela ONU em 2020 como uma das pessoas mais influentes do mundo, parceira do Alto Comissariado de Direitos Humanos, e da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil.

A Mesa 3 foi composta pelos parlamentares e sociedade civil e a deputada federal Luiza Erundina (PSOL/SP), encerrou o evento.