Linda Brasil parabeniza a realização da 21ª Parada LGBTQIA+

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 15h20
Linda Brasil parabeniza a realização da 21ª Parada LGBTQIA+

Foto: Agência Câmara

Na manhã desta terça-feira, 30, a vereadora Linda Brasil (PSOL) ocupou o Grande Expediente para parabenizar o conjunto das organizações e ativistas LGBTQIA+ pela 21ª Parada LGBTQIA+ de Sergipe, que teve como tema “Vote Colorido, Dê Vez a Nossa Voz ”e que ocorreu no último domingo, 28, na Orla da Atalaia. Realizada pela Astra e demais movimentos, a Parada abarcou uma série de atividades educativas e de conscientização sobre a LGBTQIA+fobia ao longo do mês.

“Foi muito importante o tema da Parada desse ano, “Vote a nossa voz”, não só de pessoas LGBTQIA+, mas de pessoas negras, da periferia e outros grupos vulneráveis. Só assim teremos nossa pluralidade e diversidade. Queria salientar duas coisas: a presença do coletivo Mães pela diversidade, que são familiares de pessoas lgbtqia+ , que tem atuado no sentido de fortalecer a luta, e o grupo Semente do Pinheiro, levando a voz do Jesus Cristo, que é libertário, que cuida e acolhe todas as pessoas, independentemente da orientação sexual e da identidade de gênero. E viva essa diversidade!  Aracaju está dando exemplo de amor e acolhimento”, afirmou Linda.

Após dois anos de pandemia, a atividade, que volta a colocar movimentos e ativistas nas ruas, representa a esperança no combate à crescente violência contra a população LGBTQIA+. Em 2021, o número de mortes violentas contra a população LGBTQIA+ cresceu em 33, 3% em um ano, segundo dados do dossiê de mortes e violências contra LGBTI+ no Brasil.

Além disso, o tema da 21ª Parada traz uma importante discussão para a centralidade, as representações políticas na defesa dos direitos da população LGBTQIA+. Segundo dados do Programa Voto com Orgulho (2020), da Aliança Nacional LGBTI+, houve um aumento significativo de candidaturas ligadas à pauta em questão, cerca de 585 adesões de pré-candidaturas. Só a ampliação das representações no parlamento pode garantir a democracia e uma nova configuração da fotografia política do país.

Luta e produção legislativa

É de autoria da parlamentar Linda Brasil o Projeto de Lei que reivindica que as pessoas possam utilizar os banheiros públicos e espaços privados de acordo com sua orientação de gênero. A  proposta, que visa garantir acesso aos direitos básicos para a população trans, ainda enfrenta grandes desafios.

A vereadora também é autora de importantes Projetos de Lei e Leis como: o Dia Municipal do Orgulho LGBTQIA+, o PL que coloca a Semana da Visibilidade Trans no calendário municipal, o PL que homenageia Laysa Fortuna, o PL sobre a fixação de cartazes da Lei antidiscriminação em estabelecimentos públicos e privados e a Lei de enfrentamento ao machismo, que tem, dentre seus objetivos, conscientizar as/os estudantes sobre o respeito à diversidade e o enfrentamento a todas as formas de preconceito.