Linda Brasil enfatiza a importância da conscientização política da população
“Que possamos voltar a sonhar”, assim, com esse desejo, a vereadora Linda Brasil (PSOL) ocupou a Tribuna, no Grande Expediente, para refletir que o processo democrático e de conscientização do papel da cidadã e do cidadão deve ser estimulado desde a educação escolar, a partir do conhecimento dos direitos da população e da função do voto enquanto ferramenta de transformação.
“Eu acredito que a sociedade precisa de uma educação acolhedora, libertadora e que promova transformação, por isso minha referência é Paulo Freire, ele traz isso, traz a importância dessa educação. É preciso que, dentro da sala de aula, as/os estudantes possam refletir os problemas que existem na comunidade e assim despertar o senso crítico”, declarou.
A parlamentar analisou a conjuntura do país e ressaltou que a população vivenciou um difícil processo de falta de esperança, principalmente durante a pandemia, mas que a força e a vontade de viver um mundo melhor têm sido o motor para o enfrentamento à onda de ódio e de negação dos direitos implementados pelo Governo Federal.
“Que possamos voltar a sonhar, ter nossos direitos, os direitos da classe trabalhadora , e não sermos desrespeitadas/os e termos direitos negados como está acontecendo nesse governo atual. Eu tenho certeza de que essa educação é que desperta os jovens, que faz com que elas/eles levem isso para dentro de suas casas, com seus pais. Eu escuto isso, mães que falam como as filhas têm trazido para casa debates sobre as pautas que eu represento, como a luta LGBTQIA+ e direitos humanos. Eu sou feminista, eu acredito em um feminismo em que as possibilidades e paridades de gênero ocorram nas escolas e ambientes políticos que sempre foram dominados por homens brancos, cis, coronelistas e que fazem seus conchavos, apenas o poder pelo poder”, refletiu.
A educadora ainda acrescentou que, por meio do poder, é possível transformar realidades, desde que seja utilizado para superar as desigualdades socais. “O poder deve ser usado para o bem da comunidade, da coletividade. É com esse desejo, com essa perspectiva, que eu espero que a população sergipana vote com consciência”, asseverou.
Segurança Pública
Na Tribuna Livre, a CMA recebeu o Conselho de Segurança do bairro América e do Novo Paraíso, que relatou a realidade das comunidades e as ações desenvolvidas. Na ocasião, a vereadora Linda Brasil colocou a importância de uma reestruturação para a segurança pública e a importância do trabalho em conjunto com as associações de bairro, as instituições e os conselhos.
É necessário investir em inteligência, precisa de uma polícia humanizada, que converse com a população, que trabalhe junto ao terceiro setor e instituições, estimulando a arte e projetos para a juventude, que dê oportunidade. Precisamos ressignificar as ações de segurança. Os conselhos de segurança comunitária têm papel fundamental nisso e a nossa mandata está aberta, podemos ter como referência o que já é feito no bairro América e outras periferias. É muito importante que, nós parlamentares, possamos enxergar outras perspectivas de vida, junto aos movimentos e poder executivo, só, assim, contribuiremos para a diminuição da violência nas periferias”, concluiu.