Linda Brasil denuncia precariedade do transporte público

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 15h20
Linda Brasil denuncia precariedade do transporte público

Foto: Agência Câmara

A situação de precarização do transporte público não é novidade para a população, e só vem se agravando com o tempo. A vereadora Linda Brasil (PSOL), denunciou mais uma arbitrariedade promovida pela gestão municipal. Motivo de constantes reclamações da população devido aos problemas de superlotação, estrutura danificada, frota insuficiente para a demanda e preço abusivo da passagem, a prefeitura segue agindo sem consultar as/os usuárias/os.

“A prefeitura de Aracaju criou uma nova linha de ônibus, a 090 Campus/DIA, substituindo outra linha que é a Santa Maria/Campus, e o objetivo era reduzir o tempo de espera, mas na prática o que aconteceu foi o aumento das filas, do tempo de espera e da superlotação nos ônibus, ou seja, o que era para resolver piorou. Não é possível que a prefeitura continue administrando a cidade sem consultar a população”, informou.

A parlamentar acrescentou que a demanda foi trazida pelo DCE/UFS, organização estudantil da Universidade Federal de Sergipe, e que tem defendido as pautas das/dos estudantes. Entre as soluções, a abertura de processo licitatório para o transporte público poderia garantir melhores condições para a população que faz uso dos ônibus, além disso essa é uma reivindicação histórica dos movimentos sociais e também da mandata de Linda Brasil.

Tribuna Livre

Linda agradeceu a oportunidade de ter participado da Tribuna Livre na Câmara Municipal de Poço Verde. O convite veio através da representante do Conselho Municipal do Direito da Mulher, e da coordenadoria de Políticas Públicas de Direito das Mulheres.

“Um espaço importante, uma vez que a Câmara é de maioria masculina, queria parabenizar a proposta e todos que participaram. A atividade fez parte da comemoração dos 16 anos da Lei Maria da Penha, é importante para reforçar o enfrentamento da violência contra as mulheres. Aqui em Sergipe foram registrados só no primeiro semestre 4,7 mil casos de violência contra a mulher, enfatizou.

A parlamentar informou que houve um aumento de mais de 40% de 2021 para 2022, segundo a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe. A maioria desses casos está concentrado na Grande Aracaju.